Postos da Capital vacinam crianças contra sarampo e pólio até este domingo

João Pessoa tem até este domingo (2) a extensão da Campanha Nacional de Vacinação contra a poliomielite e sarampo para crianças de um ano até menores de cinco anos de idade. A Paraíba chegou aos 86,09% de crianças imunizadas até a sexta-feira (31), fim da campanha. Ainda faltavam 8,91% receberem as doses. Ficou a cargo dos municípios a iniciativa de promover, neste fim de semana, mobilização para vacinar os que ainda não tinham sido imunizados. A Secretaria de Saúde da Capital resolveu fazer dois ‘Dias D’, nesse sábado (1º) e domingo.

Neste final de semana, mais de 100 salas de vacinas estarão abertas para atender aos usuários, além dos postos móveis que estarão funcionando nos shoppings Sul, Manaíra, Mangabeira, Tambiá e Mag, no período das 10h às 16h. O Centro Municipal de Imunização (CMI) também estará aberto hoje e amanhã, das 8h às 16h. Além disso, no sábado, todas as salas de vacina do município, localizadas nas unidades de saúde, e policlínicas estarão funcionando no período das 8h às 12h.

A meta é vacinar 95% do total de 42,6 mil crianças de um ano de idade até menores de cinco anos residentes na Capital. “A campanha nacional de vacinação contra pólio e sarampo teve início no dia 1º de agosto e segue até esta sexta-feira, mas resolvemos estender a campanha para os dias 1 e 2 de setembro para oportunizar os pais que ainda não puderam levar as crianças aos serviços da rede municipal para receber a vacina”, explicou ontem (31) o chefe da seção de imunização, Fernando Virgolino.

Para que a criança seja vacinada é necessário que os pais levem a caderneta de vacinação. Fernando explica ainda que mesmo as crianças que tomaram as doses de rotina, que faz parte do esquema vacinal, devem comparecer aos serviços para tomar a dose de campanha, pois essa é uma estratégia para potencializar a resposta imunológica da criança.

Surto da doença

Segundo dados do Ministério da Saúde, este ano já foram confirmados 1.428 casos de sarampo no Brasil. Os estados do Amazonas e Roraima apresentam surtos da doença, com 1.087 e 300 casos, respectivamente. Os estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, Pará e Pernambuco também apresentaram registros da doença.

Dados da Vigilância Epidemiológica mostram que os últimos casos de sarampo registrados em João Pessoa foram em 2010 (53 casos) e 2013 (seis casos). “Na capital já imunizamos 66% de crianças, mas alertamos os pais para o risco de surto da doença, considerando a proximidade com o estado de Pernambuco que já apresentou confirmação para casos de sarampo. Os pais devem procurar os postos para evitar a exposição das crianças ao risco de contrair a doença”, completou o chefe da Seção de Imunização.

Sarampo

O sarampo é uma infecção contagiosa, transmitida por um vírus. Os sinais envolvem principalmente alterações na pele, chamadas de exantema eritematoso, acompanhadas de febre, tosse, coriza e mal-estar, podendo levar a complicações por encefalite, meningite, pneumonia, otite, complicações intestinais, entre outras.

Poliomielite ou paralisia infantil

Poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda, que possui como principal característica quadros de paralisia flácida súbita, no qual o paciente sofre fraqueza ou paralisia em determinada parte do corpo por redução do tônus muscular.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.