A secretária de Desenvolvimento Humano da Paraíba e pré-candidata a deputada federal nas eleições de 2026, Pollyanna Werton (PSB), afirmou que não teme enfrentar adversários que já possuem mandato e que, segundo ela, se comportam como “donos” de cadeiras na Câmara dos Deputados.
Em entrevista ao programa Hora H, da TV Norte Paraíba, exibida na noite dessa segunda-feira (9), Pollyanna reconheceu que a disputa eleitoral tende a ser desigual, principalmente por conta da estrutura e das vantagens que os atuais parlamentares possuem. Ainda assim, disse confiar na experiência acumulada na vida pública e no desempenho que teve nas eleições de 2022, quando disputou o Senado.
Durante a entrevista, a ex-deputada estadual lembrou que, naquela eleição, conseguiu superar nomes tradicionais da política paraibana em seus próprios redutos eleitorais, citando como exemplo o senador Efraim Filho (União Brasil) e o ex-governador Ricardo Coutinho (PT).
“Os nomes estavam consolidados. Efraim Morais há um ano trabalhava na eleição, e eu faço até uma provocação: se demorasse mais 30 dias, eu poderia ter passado ele. Eu ganhei de Ricardo Coutinho, ex-governador da Paraíba, na cidade dele, João Pessoa, inclusive na de Efraim, Santa Luzia também”, afirmou.
Pollyanna também fez críticas ao modelo de emendas impositivas e ao chamado orçamento secreto, que, segundo ela, acabam ampliando a vantagem de quem já ocupa mandato no Congresso Nacional. Para a pré-candidata, esse mecanismo cria um ambiente de competição desigual e favorece a permanência dos mesmos nomes no poder.
“Você chega para conversar com um prefeito e ele diz: ‘não posso’. Até acha que seu nome é importante, mas diz que recebeu emendas de determinado deputado, máquinas da Codevasf. É um sistema feito para que os deputados se perpetuem no poder. A cadeira tem dono lá no Congresso”, declarou.
Apesar das dificuldades apontadas, Pollyanna afirmou que pretende levar para a disputa a mesma mensagem que a fez alcançar mais de 500 mil votos na eleição para o Senado em 2022. A ex-prefeita de Pombal destacou ainda que pretende apresentar sua experiência administrativa e política ao eleitorado paraibano durante a pré-campanha.