Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Políticos lamentam morte de Lena Guimarães e destacam legado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Políticos e autoridades lamentaram profundamente a morte da jornalista Lena Guimarães ocorrida na manhã desta segunda-feira (18).

“A imprensa paraibana perde uma das importantes referências das últimas décadas e o jornalismo do nosso Estado sofre uma perda incalculável – resumiu o prefeito de Campina Grande Romero Rodrigues, que disse ter conhecido Lena Guimarães praticamente desde que iniciou sua vida pública e sempre nutriu por ela admiração e respeito.

Romero lembra ter sido Lena a responsável pelo período de maior crescimento do Jornal Correio da Paraíba, numa expansão que terminou por dar grande visibilidade à sucursal do veículo em Campina Grande, com a estreia de um clichê especial para a cidade e ampliação dos investimentos na cidade.

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, também lamentou a morte de Lena. “Lamento profundamente o falecimento precoce da jornalista Lena Guimarães, uma das mais atuantes e qualificadas profissionais de jornalismo que conheci. Lena era nacionalmente reconhecida pela responsabilidade na apuração dos fatos, princípio fundamental do bom jornalismo e uma das suas marcas”, disse.

“Sua seriedade e rara capacidade analítica conquistaram os paraibanos, fazendo dela uma referência. O seu público cativo acostumou-se com as informações precisas e uma leitura especial da realidade. Por onde passou, Lena foi exemplo da união entre talento e dedicação. Seu legado ficará por muitas gerações, que seja um símbolo permanente a orientar a prática do jornalismo. Pessoalmente e profissionalmente, Lena Guimarães merece todo o nosso respeito e admiração. Solidarizamo-nos com a família, amigos e colegas de trabalho por esta perda irreparável”, concluiu Luciano Cartaxo.

Legado

Em nota, o deputado federal Aguinaldo Ribeiro também lamentou a morte de Lena e ressaltou o legado deixado por ela na comunicação paraibana e a amizade que mantinha com a jornalista. Aguinaldo ainda declarou que neste momento de tristeza, se une aos familiares e amigos em oração, assim como espera que recebam o consolo diante desta grande perda.

“Com muita tristeza recebi a notícia do falecimento da querida Lena Guimarães. Um ser humano incrível, assim como um dos ícones do jornalismo paraibano tendo ocupado funções de destaque na comunicação do nosso estado. Uma grande amiga que deixa um legado de contribuição à Paraíba. Neste momento de dor me solidarizo com os familiares e amigos e externo o meu mais profundo pesar” disse o deputado.

Visão crítica

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado estadual Adriano Galdino, em nome de todos os deputados da Casa Epitácio Pessoa,  lamentou com profundo pesar a morte da jornalista Lena Guimarães.

Segundo Galdino, por incontáveis vezes o olhar crítico e justo de Lena Guimarães jogou luz sobre o trabalho da Assembleia Legislativa da Paraíba, ora elogiando o nível de discussões e a atuação dos parlamentares, ora com uma visão crítica que fazia todos refletir sobre a honrosa e difícil missão de representar o povo paraibano.

“Lena é uma referência no nosso jornalismo. Com uma trajetória marcada pela competência, ocupou durante muitos anos a editoria geral do Sistema Correio e ainda comandou a secretária de Comunicação do Estado. Sua postura sempre crítica foi sua marca registrada, fazendo o bom jornalismo e aguçando o senso crítico da população. Fica aqui os meus sentimos a toda a família e que ela seja recebida nos braços do Pai”, resumiu.

Como prova do reconhecimento ao trabalho desempenhado pela profissional em décadas de atuação, em maio deste ano, a Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB) concedeu Medalha de Mérito Jornalístico a Lena Guimarães. A homenagem foi aprovada por unanimidade entre os parlamentares.

A senadora Daniella Ribeiro disse que muito mais que sua trajetória brilhante e ilibada, que serve de referência para tantos outros profissionais do jornalismo, Lena deixa lembranças inesquecíveis para quem teve a honra de conviver com ela. “Seu jeito discreto, nunca foi impedimento para que ela demonstrasse afeto pelas pessoas. Sempre pautada pela ética, Lena deixa uma lacuna no jornalismo da Paraíba e por todos os lugares por onde passou. Fica aqui registrada a minha irrestrita solidariedade aos familiares, aos seus colegas do Sistema Correio de Comunicação e aos muitos amigos que Lena conquistou e que jamais esquecerão do seu sorriso sincero e de suas palavras. Da profissional, ficam os ensinamentos; da amiga, fica a saudade”, disse a senadora em nota.

O Senador Veneziano Vital do Rêgo (PSB-PB) afirmou ter sido tomado de surpresa com o falecimento da jornalista Lena Guimarães, ocorrido na manhã desta segunda-feira. “Era uma profissional que sempre nos recebia com muito carinho e respeito ao nosso trabalho, pautando sua atividade sempre nos bons preceitos jornalísticos. O jornalismo paraibano perde um grande nome, uma mulher valorosa, de caráter e símbolo de amor ao que fazia. Ficam as boas lembranças, das incontáveis entrevistas e os bons diálogos nos nossos encontros. Que Deus a coloque num bom lugar”, destacou Veneziano Vital.

O Governo do Estado da Paraíba divulgou uma nota onde externar profundo pesar pelo falecimento da jornalista Lena Guimarães. “Ao tempo em que presta a mais singela e merecida homenagem a uma das jornalistas mais talentosas e respeitadas da Paraíba, o Governo do Estado expressa ainda o desejo que os amigos e familiares de Lena Guimarães sejam confortados neste momento de perda, e que seu legado possa servir como alento para preencher o espaço deixado pela sua partida”, diz a nota.

O deputado estadual Eduardo Carneiro (PRTB) também lamentou a morte de Lena Guimarães. O parlamentar destacou a ética e profissionalismo, características marcantes na carreira da jornalista e disse que o jornalismo paraibano está de luto. “O jornalismo e população da Paraíba sentirão a falta de Lena que sempre preservou, em sua carreira, a ética e o profissionalismo. Sua coluna era leitura obrigatória para nós que atuamos na política”, disse Eduardo.

Quem foi

Natural de Cajazeiras, Lena Guimarães teve uma carreira marcada pela competência e superação de desafios. Foi repórter, editora setorial e editora-geral do jornal A União. Foi também diretora de Jornalismo do Sistema Correio de Comunicação.

Lena foi também secretária de Comunicação do Estado, assessora do senador Raimundo Lira e, ultimamente, vinha desempenhando funções de colunista e apresentadora no Sistema Correio da Paraíba.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis