Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Investigação mira outros eventos patrocinados pela Câmara de Santa Rita para beneficiar vereadores

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Outros eventos dos quais participaram os vereadores de Santa Rita serão alvo de investigação dentro do âmbito da Operação Natal Luz, onde 11 vereadores de Santa Rita e um contador foram presos hoje após retornarem de Gramado.

A informação foi prestada hoje pelo delegado Alan Murilo Terrual, durante coletiva de imprensa onde foram dados esclarecimentos sobre a investigação que levou a maioria dos vereadores da Câmara de Santa Rita à prisão.

Ainda segundo Terruel, da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado, serão levantados informações e dados sobre os gastos da Câmara de Santa Rita com os vereadores

Além do delegado, articiparam da entrevista os promotores do Gaeco/MPPB, Romualdo Tadeu de Araújo Dias e Reynaldo Do Lorenzo Serpa Filho.

Onze vereadores de Santa Rita e o contador da Câmara foram presos em flagrante na madrugada de hoje na BR 101 acusados de peculato por terem viajado a Gramado no Rio Grande do Sul forjando um curso que não teria ocorrido. As prisões se deram na Operação Natal Luz, deflagrada pelo Gaeco com apoio da Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco). Os detidos haviam desembarcado em Recife e seguiam para suas casas. São eles Anésio Miranda, presidente da Câmara, e os vereadores Brunno Filho de Cicinha, Cícero Medeiros, Sérgio Confecções, Francisco Queiroga, Rosa do Vaqueiro, João Grandão, Marcos Farias, Galego do Boa Vista, Diocélio de Várzea Nova e Ivonete, além do contador da Câmara, Fábio Cosme. A acusação contra eles é de uso irregular de diárias pagas pela Câmara que somente em 2019 empregou mais de R$ 507.723 mil em concessão de diárias.

O grupo de vereadores viajou ao Rio Grande do Sul para participar do V Seminário Regional de Agentes Públicos que deveria acontecer de 31 de outubro até o dia de ontem. Paralelamente, está acontecendo o Natal Luz, principal evento turístico de Gramado. O Ministério Público do Rio Grande do Sul, a pedido do MP da Paraíba, acompanhou a agenda dos vereadores e verificou que o local apontado como sede do curso, o Hotel Laje de Pedra, não estava sediando qualquer evento. Na verdade, os parlamentares estavam no Hotel Vila do Aconchego e participaram de um curso realizado em poucas horas e voltado apenas para os paraibanos e um vereador de Sergipe. No resto do tempo, os compromissos eram passeios pela cidade.

O delegado Allan Murilo Térruel, da Delegacia Especializada de Repressão ao Crime Organizado (Draco), informou o que levou à deflagração da operação para a prisão do grupo: “Uma pessoa entregou comprovantes da contratação do curso”, contou. “Desvio de recursos públicos para fins pessoais”, detalhou sobre o possível crime cometido pelos vereadores.

Os telefones celulares de todos os vereadores e do contador foram apreendidos. Todos os presos foram encaminhados para a Central de Polícia, no bairro do Geisel, na Capital. Haverá uma coletiva à imprensa às 9 horas para prestar mais esclarecimentos sobre as prisões.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

sergiolive

Queiroz prolonga mistério sobre postura do NOVO, mas elogia Bolsonaro: “Fui muito honrado”

autozelia (1)

“Auto de Ariano: o Realista Esperançoso” abre em grande estilo no Luzzco com sessões especiais

optuismo (1)

Operação integrada combate transporte turístico irregular na Paraíba

Nilvan hoje 10

Pesquisa mostra liderança de Nilvan Ferreira em Santa Rita

joaonorqadio

Paraíba terá concurso para policial penal e edital sai ainda este ano

Sérgio Queiroz, hoje

Sérgio Queiroz promete se pronunciar hoje sobre “acontecimentos” da visita de Bolsonaro

Mayara Rocha, paraibana

Mayara Rocha é bicampeã do Brasileiro de Powerlifting Equipado e quebra recordes

Viatura da PM de Tocantins

Policial militar paraibano é baleado em bar em Palmas e outro PM suspeito de atirar se entrega

Energisa PB

Energisa tem mais de 40 vagas de emprego abertas na Paraíba

Dinheiro no caixa

Caixa libera abono do PIS/Pasep para nascidos em março e abril