Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PMJP vai investir R$ 5 milhões na recuperação de ruas e praças do Centro Histórico

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, lançou, na manhã desta quarta-feira (8), na Praça Dom Ulrico, o Programa Caminhos da História e autorizou o início da execução das obras. Um minucioso trabalho elaborado pela Secretaria de Planejamento (Seplan) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), dentro do Programa PAC Cidades Históricas, vai investir R$ 5 milhões na requalificação de 12 ruas do Centro Histórico, que dão acesso ao Porto do Capim. Dentro do projeto de recuperação da região onde surgiu a terceira cidade mais antiga do País, o Programa irá realizar uma grande intervenção que aponta para o futuro da Capital, com calçadas padronizadas, nova iluminação e fiação embutida no subsolo, além da recuperação das Praças Dom Ulrico e da Socic e da Fonte dos Milagres, contribuindo para que o espaço se torne um polo turístico, econômico e cultural.

“Depois de revitalizar da Praça da Independência até a cidade baixa, estamos lançando agora mais um importante programa que vai se somar a todas as outras intervenções que já realizamos e que estão não só fazendo o resgate histórico, como também criando oportunidades para que a região volte a ser ocupada e ganhe força econômica e cultural. O Centro Histórico tem um enorme potencial que vinha sendo ignorado pelas gestões anteriores e em meio à degradação dos prédios e espaços públicos históricos, o Centro perdia sua história e sua chance de futuro. Mas a realidade hoje é outra e o Programa Caminhos da História será um modelo do que há de mais moderno em se tratando de vias públicas, com cabeamento todo subterrâneo e iluminação de extrema qualidade”, afirmou o prefeito Luciano Cartaxo.

O Programa é mais uma ação da PMJP que a atual gestão conduz com o objetivo de resgatar a história da Capital, abrindo passagem para um novo tempo. A Praça Dom Ulrico, ao lado da Basílica de Nossa Senhora das Neves e a Praça da Socic, além da Fonte dos Milagres e as 12 ruas ganharão uma nova cara, sob acompanhamento do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Estadual (Iphan e Iphaep) por se tratarem de áreas de preservação permanente, o que requer um trabalho de resgate mais rigoroso e detalhado.

O projeto inclui a padronização das calçadas, troca dos postes, luminárias e lâmpadas de iluminação pública e substituição de toda rede elétrica aérea por subterrânea. As ruas contempladas são Ladeira da Borborema, Beco dos Milagres, Trecho da Rua da Areia entre a Ladeira da Borborema até a Maciel Pinheiro, Rua Augusto Simões, Ladeira São Francisco, Travessa São Francisco, Rua Padre Antônio Pereira, Rua Henrique Siqueira, Rua João Suassuna, Avenida Visconde de Inhaúna e Rua Frei Vital.

“A gente vai conseguir fazer coisas muito importantes, começando pela Praça Dom Ulrico, que tem uma simbologia muito importante para a cidade de João Pessoa, e que passou por sua última intervenção em 1934. Nós vamos preservar a história dessa praça, descendo também para a antiga Praça da Socic e Fonte dos Milagres, e em seguida começamos pela ladeira da Borborema, fazendo a padronização das calçadas e tirando a fiação externa, implantando iluminação nova com fios embutidos. Cada dia a gente dá um passo a mais no sentido de revitalizar e fortalecer nosso Centro Histórico, de chamar a atenção da iniciativa privada para seguir o exemplo da Prefeitura e investir mais no Centro Histórico, na nossa origem, nas nossas raízes. Temos um turismo muito forte de sol e mar, mas a gente pode agregar a isso o nosso turismo histórico”, explicou o prefeito.

Desde janeiro de 2013, a PMJP vem realizando o maior programa de intervenção no Centro Histórico de João Pessoa, com obras por todas as áreas, trazendo novos investimentos e gerando oportunidades para que a região da cidade volte a ter vida pulsando e história viva. Já foram recuperadas a Praça da Independência, Parque da Lagoa, Pavilhão do Chá, Hotel Globo, Casa da Pólvora, Praça 1817, Praça João Pessoa, Galeria Augusto dos Anjos, criada a Villa Sanhauá (através da recuperação de 8 casarões históricos da Rua João Suassuna) e está com obras avançadas no Parque da Bica e o Conventinho, onde será instalada a primeira Biblioteca Municipal de João Pessoa e um Centro de Cultura e Artes.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB