Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PMJP faz mapeamento e ações de preservação nas nascentes de rios e bacias hidrográficas

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Secretaria de Meio Ambiente (Semam) da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) vem promovendo uma série de ações de recuperação e recomposição de áreas verdes degradadas, a exemplo das nascentes dos rios, que tem recebido uma atenção especial dos técnicos da Divisão de Estudos e Pesquisas (Diep).

O “Projeto Nascentes” consiste no mapeamento e na realização de ações de preservação e recuperação das nascentes dos principais rios e bacias hidrográficas de João Pessoa. O secretário de Meio Ambiente, Abelardo Jurema Neto, destacou que “todas as ações de plantio e distribuição de mudas e recuperação de nascentes contribuem para diminuir a degradação do solo, evitando a erosão e os alagamentos. Essa é uma ação de extrema importância para preservarmos um dos patrimônios ambientais mais caros que temos, que é a água”, concluiu.

No levantamento feito pelos técnicos da Diep, estão sendo observadas as condições da água, se há óleo, espuma, nível de turbidez da água, que mostra a capacidade de absorção e reflexão da luz e serve como parâmetro das condições de consumo dessa água, entre outros aspectos. Todas as informações coletadas nos levantamentos são utilizadas para orientar e definir que ações de preservação e recuperação das nascentes dos rios e constam do Relatório Técnico “Mapeamento e Monitoramento das Nascentes e Corpos Hídricos de João Pessoa”.

Balanço das ações nos rios

No primeiro semestre de 2017, foram plantadas 7.450 mudas nas margens do Rio Cabelo, Rio Laranjeiras, Parque Cuiá, Parque Augusto dos Anjos e Parque Ecológico do Rio Jaguaribe. Entre as espécies plantadas, estão os ipês amarelos, roxos e rosas, sibipiruna, pau-brasil, aroeira da praia entre outros. São árvores que vão contribuir para recuperar as áreas de mata ciliar, evitando a erosão e inundações em período de chuva. No Bosque das Águas, onde fica localizada a nascente do Rio Cabelo, em Mangabeira, foi feita a limpeza da área, retirada de lixo e replantio de mudas de árvores nativas.

Plantio urbano

Este ano a Semam deve plantar e distribuir 45 mil mudas de árvores nativas. Em 2018 foram plantadas 40 mil mudas. Em 2017, a Semam promoveu o plantio total de 53.760 mudas de árvores nativas em áreas de mata ciliar (perto dos rios), parques e áreas de proteção permanente, praças, canteiros de ruas e avenidas, escolas, Centros de Referência em Educação Infantil (Crei) e condomínios. No período 2013 a 2016, foram plantadas 123.427 mil mudas.

Além das ações de replantio e recuperação de áreas degradadas, a Semam também vem agindo – embora saneamento e fornecimento de água sejam de responsabilidade do Governo do Estado, da Cagepa – para acabar com o problema dos esgotos por toda a cidade, com ações de fiscalização constante, notificando e multando empresas e comerciantes que fazem ligações clandestinas de esgoto.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais