Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pioneira: Prefeitura de Cabedelo passa a transmitir ao vivo processos licitatórios

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A partir desta sexta-feira (7), Cabedelo sai na frente e passa a transmitir ao vivo, pela internet, os processos licitatórios realizados pela instituição. O procedimento atende à lei estadual 11.322, de 7 de maio de 2019, e será transmitido através da página oficial da Prefeitura no Facebook – https://m.facebook.com/PrefeituraDeCabedelo/

A primeira licitação a ser transmitida diz respeito a uma concorrência pública para execução do projeto Pavimenta Cabedelo 2, que busca calçar 49 ruas pela cidade. O processo acontece a partir das 8h, direto da Comissão Permanente de Licitação (CPL).

“Essa iniciativa tem como objetivo fornecer ao cidadão mais uma ferramenta de transparência para que ele possa acompanhar todo o trabalho do poder público. Ela se aplica no princípio constitucional da Publicidade, aprimora a transparência com gastos públicos, divulga informações de interesse público e concede novo instrumento de controle social”, pontua o prefeito Vitor Hugo.

De acordo com a Lei, as sessões serão transmitidas ao vivo em áudio e vídeo e ficarão arquivadas pelo período de cinco anos para eventuais consultas de cidadãos e de órgãos fiscalizadores. Excluindo-se dessa obrigatoriedade apenas os processos licitatórios por meio de pregões eletrônicos já realizados pela internet.

“Será um processo bem transparente. A população vai poder estar em tempo real visualizando tudo, desde a abertura, credenciamento das empresas, seguimentos dos envelopes, propostas de preços, habilitação das empresas… Enfim, tudo será público e transparente. Esse processo busca combater, de um modo macro, uma série de problemas que ainda existem em relação a procedimentos licitatórios, como fraudes, impugnações e resultados negativos. Além disso, demonstra a linha de transparência e legalidade da atual gestão municipal”, disse o presidente da CPL, Carlos Antônio Rangel de Melo Júnior.

Carlos Rangel informa, ainda, que, em breve, será adotado um calendário no qual serão estabelecidas datas e dias na semana exclusivas para procedimentos licitatórios. “Uma equipe de pregoeiros formados no município já está à disposição para dar mais celeridade aos processos”, finaliza.

O cidadão pode consultar os editais e licitações futuras através do link – http://cabedelo.pb.gov.br/transparencia/transparencia_

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional

society (1)

João Pessoa sediará Torneio de Futebol Society dos Corretores de Imóveis

leobandeira

TCE-PB dá 30 dias para prefeito concluir creche em Lucena

jacksonemarcos (1)

Presidente do PT da PB explica presença na PH: “O evento era do PSB, não do PP”

UFPB-entrada-683x388

UFPB terá urnas em todos os centros de ensino nesta quinta; veja locais