Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pessoenses participam de panelaço em vários bairros contra Bolsonaro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O presidente Jair Bolsonaro foi alvo na noite desta quarta-feira (18), pelo segundo dia seguido, de um panelaço em diversas cidades do país, incluindo a capital paraibana. Em João Pessoa houve manifestações em diversos bairros, como Jaguaribe, Tambaú, Cabo Branco, Bancários e Bessa.

O protesto convocado em redes sociais foi impulsionado pela reação de Bolsonaro à crise do coronavírus, que afetou a rotina de milhões de brasileiros e deve ter duro impacto na economia.

O ato contra Bolsonaro estava marcado para as 20h30, mas, em bairros de várias cidades, a exemplo de João Pessoa, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, alguns moradores anteciparam a mobilização, simultaneamente a um pronunciamento do presidente anunciando medidas contra a doença.

Dentre as pautas estão: defesa da educação, das estatais, do serviço público e contra a carteira de trabalho verde e amarela. O ato estava marcado para acontecer nas ruas, mas com a pandemia causada pelo covid-19, os manifestantes optaram por não fazer aglomerações.

As ações se ampliaram após o presidente da República desobedecer as orientações do Ministério da Saúde (MS) e da Organização Mundial da Saúde (OMS), incentivando e participando de manifestações no último domingo (15), mesmo estando em quarentena. Além dos riscos à saúde pública que a aglomeração em tempos de pandemia causou, os atos pediram fechamento do Congresso e do Supremo Tribunal Federal (STF).

Bolsonaristas tentaram fazer um ato semelhante, em apoio ao presidente, mas não durou muito.

Em Copacabana, zona sul do Rio, houve gritos de “Acabou” e “Fora”, além de algumas reações contrárias, como “Fora petralhas”. Também houve em bairros como Laranjeiras, Humaitá e Leblon.

Reduto bolsonarista, Águas Claras, no Distrito Federal, também teve panelaço antecipado contra Bolsonaro, assim como prédios na Casa Verde, zona norte de São Paulo, e Bela Vista, na região central.

Houve ainda manifestações desse tipo no centro de Porto Alegre, no Recife, na localidade da Madalena, e em Salvador, nos bairros Pituba e Rio Vermelho.

O presidente, que já se referiu à dimensão da doença como “fantasia”, dizendo haver “histeria” da população, tentou reagir nesta quarta, após perder apoio inclusive entre alas conservadoras.

Modulando seu discurso público, passou a reconhecer que a situação é grave, embora não tenha demonstrado arrependimento de ter participado de ato no último domingo (15), contrariando recomendação do Ministério da Saúde.

Ele disse ainda que a bateção de panelas contra ele, já ocorrida na noite de terça (17), parecia espontânea, faz parte da democracia e aproveitou para tentar arregimentar apoiadores para o panelaço também na noite da quarta, às 21h, a favor de seu governo, que ocorreu, mas bem menor do que o panelaço contra ele.

 

 

 

 

 

Com informações do Congresso em Foco e Folha de São Paulo

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente