Quem precisa do transporte coletivo para se deslocar não pôde contar com o serviço no início da manhã desta quinta-feira, 3. É que os motoristas de ônibus de João Pessoa fizeram uma paralisação das 5h às 7h e permaneceram em frente às garagens de duas empresas nos bairros de José Américo e nas Três Lagoas. Eles cobram o retorno de benefícios que eram repassados antes da pandemia e foram suspensos, bem como um aumento salarial.
Às 7h, o protesto foi encerrado e a previsão era de que o sistema voltasse à normalidade meia hora depois.
Saída dos primeiros veículos depois das 7h
Poucos ônibus saíram para circular no início da manhã já que cerca de 800 motoristas aderiram à mobilização convocada pelo sindicato da categoria.
A pauta dos motoristas inclui um reajuste no salário e a volta dos benefícios integrais do vale alimentação, para todos os cargos da categoria, reajuste na comissão e carga de trabalho. Os profissionais reclamam ainda de uma redução de R$ 800 no salário e querem um incremento de pouco mais de 10% para correção pela inflação oficial.
A Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa, Semob-JP, emitiu uma nota a respeito do problema causado hoje na circulação dos ônibus. “Sobre a paralisação do transporte público em frente a duas empresas de ônibus, no início da manhã desta quinta-feira (03), George Morais, superintendente de mobilidade da Capital, ressalta que a pauta é exclusivamente trabalhista, sendo conflitos e reivindicações entre os motoristas empregados e seus empregadores. A Semob-JP não foi notificada em nenhum momento sobre o assunto e lamenta os transtornos à população, mas buscará intermediar soluções entre as partes, para que o essencial serviço de transporte coletivo volte a funcionar normalmente o mais rápido possível”.