Pesquisador da UFPB monitora proliferação da Covid-19 no Nordeste

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O professor e pesquisador Rafael Raimundo, do Departamento de Engenharia e Meio Ambiente (DEMA) do Centro de Ciências Aplicadas e Educação (CCAE) da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), no campus IV, em Rio Tinto e Mamanguape, realiza estudo sobre as localidades do Nordeste mais vulneráveis à propagação geográfica da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

A pesquisa utiliza dados de transporte rodoviário para caracterizar a rede de fluxos de pessoas entre as 187 microrregiões continentais que fazem parte do Nordeste brasileiro e passou a integrar o Observatório Covid 19-BR, além de obter apoio do Comitê Científico do Consórcio Nordeste, na análise estratégica de informações para o combate ao coronavírus.

“Foram utilizadas técnicas que permitem caracterizar a influência potencial de cada microrregião na propagação da pandemia, considerando para tanto suas conexões viárias diretas e indiretas. Fundamentos similares são utilizados por mecanismos de busca na Internet para construir rankings dos sites que definem quais páginas são listadas primeiro quando uma pesquisa é realizada”, explica Rafael Raimundo.

De acordo com o professor da UFPB, a abordagem de redes geográficas como ferramenta de síntese de informações estratégicas para o combate à pandemia da Covid-19 tem sido ampliada no Comitê Científico do Consórcio Nordeste. “O Comitê agrega dados de casos informados pelos órgãos de saúde e pelo aplicativo Monitora Covid-19-BR, com informações sobre disponibilidade e alocação de equipamentos, insumos e equipes de profissionais de saúde, bem como sobre fluxos nas redes geográficas”, afirma.

Para o pesquisador, a integração de dados estratégicos possibilita o delineamento de ações dinâmicas e adaptáveis para o combate à pandemia. A partir dessas medidas, os relatórios do grupo são encaminhados ao Comitê Científico do Consórcio Nordeste e instituições de outros estados brasileiros para avaliação e apoio dos governantes.

“A integração de cientistas em Ecologia, Física, Administração e Ciências Militares, dentre outras áreas do conhecimento, têm sido fundamental para a formulação de cenários e criação de hipóteses no suporte às tomadas de decisão no combate à pandemia”, acentua o professor da UFPB Rafael Raimundo.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Nova pesquisa aponta Domiciano empatado na liderança pela prefeitura em Bayeux

PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e apreende joias e cavalo avaliado em R$ 600 mil

Anteriores

vo

Polícia prende suspeito de assassinar avó e neto dentro de casa no Agreste da Paraíba

saa

Após proibição da Justiça, Samba Brasil será no Espaço Cultural

concurso-conceicao

MPPB pede e Justiça suspende concurso público da Prefeitura de Conceição

luizcoutomic

Luiz Couto critica presidente do PT e acusa distorção de fatos por parte de Jackson

adorable-dog-being-curious-fence-shelter-scaled

Publicada lei que proíbe condenados por maus tratos aos animais de assumir cargos públicos

d754d546-187f-471a-9e8f-b79dd2b1f486

Vice-governador entrega 240 laboratórios de Robótica e destaca avanços na Educação da Paraíba

cli

Dona de clínica de reabilitação é presa em flagrante por cárcere privado e sequestro na Paraíba

domicianoesara

Julgamento de elegibilidade de Sara é adiado a pedido de procurador de Bayeux

WhatsApp Image 2024-09-12 at 13.53.32

Lei de Francisca Motta moderniza prescrição médica com atestado digital na Paraíba

55b70e6d-f6c4-46aa-8137-d8f7d1caebe3

João Azevêdo destaca potencialidades de investimentos da Paraíba em Fórum de Governança, na Bahia