Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

‘‘Pele Fina’, de Arthur Lins, representa a Paraíba na Mostra do Filme Livre no Rio

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O filme de longa-metragem paraibano ‘Pele Fina’, dirigido por Arthur Lins, será exibido neste sábado, 16, na 20ª Mostra do Filme Livre, no Rio de Janeiro. Em sua vigésima edição, a mostra se consolida como uma das mais representativas do cinema independente e autoral brasileiro, sendo uma importante janela que exibe e discute a diversidade do cinema nacional. O cineasta paraibano Ely Marques, falecido durante a pandemia de covid-19, será homenageado na abertura da Mostra, tendo em vista a sua enorme contribuição ao desenvolvimento do cinema independente brasileiro na última década.

Para o cineasta Arthur Lins, trata-se de um importante reconhecimento à trajetória de Ely Marques. “Em 2007, eu e Ely dirigimos o nosso primeiro filme juntos, o documentário ‘Um fazedor de filmes”. A Mostra do Filme Livre foi um dos primeiros festivais que exibiram o nosso curta fora da Paraíba, o que mostra o cuidado e a atenção da curadoria ao dar visibilidade a filmes de contextos de produção emergentes e fora do eixo Rio-SP.  Desde então, os organizadores da Mostra acompanham a trajetória de Ely, e sabem de sua importância artística e política para o cinema Paraibano”, destaca Arthur. Este ano o evento recebeu mais de 1.300 filmes e selecionou 180, de todas as durações, formatos e gêneros, como tem feito desde 2002, quando debutou no Centro Cultural Banco do Brasil do Rio de Janeiro (CCBB-RJ).

Em 2023, depois da pandemia, a Mostra do Filme Livre volta a ser presencial e também online, com o fundamental apoio da Riofilme, órgão que integra a Secretaria de Cultura da Prefeitura do Rio de Janeiro, e que também apoiou a edição passada, sobre a pandemia. Além da Riofilme, o evento conta com os apoios do Centro Cultural Banco do Brasil, da Cinemateca do MAM e do Centro Cultural Justiça Federal, que, juntamente com o Estação Net Botafogo, serão a casa da MFL por dez dias.

Todas as regiões do Brasil estão presentes, e os estados com mais filmes são: RJ, com 63 filmes, SP com 40, MG e SC com 14 filmes cada e CE com 9. Também cinco filmes foram feitos no exterior, por brasileiros. A programação completa se encontra em www.mostralivre.com

Além do cineasta Ely Marques, a 20ª MFL é dedicada à memória de Maurice Capovilla, Nilson Primitivo, Clóvis Molinari e Carlos Alberto Prates, que representam o que o evento quer ser a cada ano: ousado, original, sem igual! Também o cineasta Ricardo Miranda será lembrado na sessão do filme “Natureza Morta”, que foi realizado por sua companheira, Clarissa Ramalho e fecha a trilogia Inquietante Estranheza. Cada qual a seu modo, todos ajudaram a MFL a ser mais relevante, e serão sempre lembrados com carinho.

Segundo Guilherme Whitaker, criador da MFL, o cinema possível brasileiro sobreviveu à pandemia e ao pandemônio, com centenas de filmes feitos nestes anos e que raramente foram vistos. “Agora que as mostras, festivais e cineclubes estão voltando a acontecer, é a hora e a vez da difusão mostrar a que veio, literalmente, exibindo o tão gigante e diverso audiovisual que somos! Na MFL o foco é escoar e ecoar tantos filmes incríveis, curtas, médias e longas, feitos por pessoas também ímpares, Brasil adentro, num importante painel do nosso cinema livre, numa festa audiovisual de dez dias!”, observa.

O filme paraibano ‘Pele Fina’ será exibido no sábado, 16, às 18h, no Estação Net Botafogo. O cineasta Arthur Lins estará presente na sessão e participará de debate com o público após a exibição.         “Esta ação foi selecionada pelo Edital Arte na Bagagem de apoio à circulação artística, iniciativa do Governo da Paraíba, através da Secretaria de Estado da Cultura. Viva a arte paraibana!”, finaliza o cineasta Arthur Lins. Mais informações sobre o filme e o festival, podem ser conferidas no site https://www.mostralivre.com/23/

Informações sobre a exibição de ‘Pele Fina’ no festival >

https://mfl-site-git-2023-mfl2023.vercel.app/curta/c2c9f7af-ff20-4efa-9fc4-22f006c57400

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Elba Ramalho, Waldonys

São João de João Pessoa começa sexta e terá shows de Elba Ramalho, Waldonys e Eliane

Radares de velocidade em JP

Novos radares começam a fiscalizar e autuar condutores a partir desta quarta-feira

Principal dos Bancários hoje

Termina hoje prazo para pagar IPVA de placa final 4 com desconto de 10%

ALPB hoje 30

Assembleia Legislativa aprova projeto que cria novos cargos de desembargador

PF na Prefeitura de Aroeiras

PF e CGU apuram desvio de recursos públicos e fraude a licitações em prefeituras paraibanas

UP Garden, teto desaba

MP requisita providências de órgãos públicos sobre casa de shows que desabou em JP

Prisão, cadeado

Investigação da Polícia Civil da Paraíba resulta em prisão de assaltante no Acre

curriculo-para-estagio-555x370

MPF divulga gabarito da seleção de estágio em Direito

Acidente caçamba e carreta na br 230

Acidente entre caminhão e carreta deixa um motorista ferido e faixa da BR-230 interditada

mosquito dengue FOTO Pixabay

Brasil passa de 4 milhões de casos de dengue; mortes chegam a 1.937