Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Pedro tira licença e Patrick Dorneles assume vaga na Câmara Federal por 4 meses

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A presidência da Câmara dos Deputados autoriza, nesta quinta-feira (17), a licença por 120 dias e sem remuneração do deputado e pré-candidato a governador Pedro Cunha Lima (PSDB), a pedido do parlamentar. Quem assume no período é Patrick Dorneles, suplente da legenda com 13.809 votos. Será a primeira vez na história que uma pessoa portadora de doença rara e grave exerce mandato no Congresso Nacional. Patrick chega a Brasília no mês em que é celebrado o Dia Mundial da Conscientização para as Doenças Raras, com o objetivo de sensibilizar gestores, profissionais de saúde e população.

“Expressar gratidão a Deus, a cada pessoa que teve a grandeza de me ajudar na construção dessa oportunidade. É preciso ter consciência que esse momento histórico não é só para a nossa amada Paraíba, mas para todo o Brasil, para todas as famílias de pessoas com deficiência e doença rara. Muitos paradigmas foram quebrados para esse momento se concretizar. Estendo meu sincero obrigado também ao deputado Pedro, pela grandeza do gesto”, avaliou Patrick.

LUTA

O futuro deputado é uma referência na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e doenças raras, graves e crônicas há mais de dez anos. Reconhecido não só no município de Campina Grande, onde atua profissionalmente, ou na Paraíba, mas também internacionalmente. Foi homenageado pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o prêmio Personalidade Que Se Doa.

Aos 25 anos, já participou de inúmeras audiências públicas no Congresso. Patrick convive com uma síndrome genética rara, a Mucopolissacaridose IV.

Esta é a segunda vez no mandato que o deputado Pedro se licencia, para oportunizar que outras figuras públicas levem suas pautas e causas para a tribuna da Câmara dos Deputados, em Brasília. Para Patrick assumir o mandato, foi preciso uma engenharia política por parte de Pedro, que articulou com o primeiro suplente do PSDB, Rafafá. Ele assumiu o mandato por 120 dias no ano passado e, agora, cede a vez a Patrick.

“Patrick é um vencedor, um exemplo inspirador para muitas pessoas. É alguém reconhecido na luta pelos direitos das pessoas com deficiência e doenças raras e graves, que tem a confiança e admiração de milhares de paraibanas e paraibanos. Tiro licença do mandato porque acredito que é importante multiplicar as oportunidades na vida das pessoas”, afirma Pedro.

“Será um período também que eu e parte da equipe vamos tirar para aprofundar os estudos e as propostas para o futuro da Paraíba, um momento para ouvir setores organizados e importantes. Então, para nós também serão quatro meses de muito trabalho”, conclui o agora deputado licenciado.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Operação da PF apura fraudes em financiamentos no Pronaf

Morre em João Pessoa o empresário Manoel Bezerra, dono das pousadas Bandeirantes

Juiz determina continuidade do concurso de Bayeux, suspenso desde 2021

Anteriores

bruno-morto-533x400

Homem é assassinado no estacionamento do Shopping Pateo Altiplano

trio

Sucesso da Jovem Guarda, Golden Boys, Evinha e Trio Esperança se apresentam na PB no Seis e Meia

gessinger

Virada de preços para shows de Humberto Gessinger em Campina Grande e João Pessoa

postesfios

Paraíba registra mais de 150 acidentes de trânsito com postes no 1º trimestre de 2024

Vereador-Joao-Sufoco-alhandra-751x500

Em sessão extraordinária, vereadores cassam de novo mandato de João Sufoco

Taxi 1

Taxista é preso suspeito de estuprar menina de 10 anos em João Pessoa

Renegociação de dívidas, freepik

Procon-PB realiza a partir de 2ª feira mutirão de renegociações de dívidas em JP

PMJP 21

Prefeitura de João Pessoa altera horário de expediente, que passa a ser de 8h às 14h

PRF fiscalização

Caminhoneiro é flagrado pela PRF portando nove comprimidos de rebite

Luciano Cartaxo 2

Luciano Cartaxo agradece apoio de Couto e fala como como pré-candidato novamente