Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

PBPrev anuncia mudanças da nova lei de Custeio e Benefícios

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
O regime próprio da Previdência Social vai mudar. A nova lei aprovada pela Assembleia Legislativa estabelece mudanças nas regras que estão relacionadas aos Planos de Custeio e de Benefícios da PBPrev, a autarquia previdenciária do Estado.
 
As alterações atendem às determinações do Ministério da Previdência e do Tribunal de Contas do Estado para adequação à legislação federal. Com a mudança no modelo de custeio, a Paraíba Previdência visa ao seu equilíbrio financeiro e atuarial.
 
A partir da vigência da lei, a PBPrev vai contar com dois fundos: um financeiro, ao qual estarão vinculados todos os servidores efetivos até então investidos em cargos públicos; e o previdenciário, criado apenas para gerir as contribuições dos novos servidores efetivos que ingressarem após a vigência da lei (contribuições patronal e do servidor). Com essas mudanças, a meta é que, no futuro, o Governo Estadual não precise mais complementar mensalmente a folha de pagamento dos aposentados e pensionistas.
 
Com a criação do Fundo Previdenciário, cujo modelo de custeio também é denominado de regime de segregação de massas, todo o dinheiro referente à contribuição previdenciária dos novos servidores será destinado a um fundo específico para capitalização. Tais medidas só serão aplicadas aos servidores que ingressarem no serviço público estadual por meio de concurso a partir do dia 13 de fevereiro de 2013.
 
Esses recursos terão a garantia da atualização monetária, originadas de fundos de investimentos, seja em renda fixa ou variável.
 
Toda a gestão financeira será feita pela PBPrev e devidamente acompanhada e fiscalizada periodicamente pelo Tribunal de Contas do Estado e pelo Ministério da Previdência.

Mudanças da lei
 
A Lei 9.939, de 27 de dezembro de 2012, também traz mudanças no Plano de Benefícios. Segundo as novas regras, os descontos para fins previdenciários não serão mais calculados sobre a remuneração total, excluindo-se as chamadas parcelas transitórias. Só serão tributados os valores referentes à remuneração do cargo efetivo, acrescido das parcelas já incorporadas pelo servidor.
 
Outra alteração diz respeito à concessão de benefício destinado ao dependente considerado inválido. Ele somente será concedido nos casos em que o dependente tenha sido acometido por determinada invalidez antes da maioridade e em que o servidor segurado venha a falecer depois da invalidez, tendo o dependente que preencher as duas condições.
 
A lei também altera o critério de desconto para as situações de licença sem vencimento. Enquanto permanecer afastado de suas funções, o servidor que optar em continuar contribuindo terá que fazê-lo de forma integral, ou seja, terá que contribuir com 33% referentes ao índice previdenciário (11% da parte do segurado e 22% da parte patronal).
 
Todas essas mudanças passarão a vigorar no dia 13 de fevereiro, após o cumprimento do prazo de 45 dias contados a partir da publicação no Diário Oficial.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis