Parlamentares de dez partidos assinam requerimento para destituir Aguinaldo de liderança

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um conjunto de dez partidos assinou um requerimento para que o deputado Aguinaldo Ribeiro (PP-PB) deixe a liderança da maioria da Câmara. O grupo defende a escolha de Celso Sabino (PSDB-PA) para o cargo. A manobra faz parte da estratégia do deputado Arthur Lira (PP-AL) de tentar enfraquecer Aguinaldo, um dos nomes cotados por Rodrigo Maia (DEM-RJ) para sucedê-lo na presidência da Câmara em 2021.

A direção nacional do PSDB emitiu nota negando que faça parte da movimentação. A legenda afirma que vai tomar providências caso a indicação de Sabino seja confirmada. O líder do PSDB na Câmara, Carlos Sampaio, também disse que é contra.

O movimento de tentar tirar Aguinaldo da liderança da maioria acontece após DEM, MDB, PTB e Pros anunciarem que vão sair de um bloco partidário comandado por Lira. Antes com 221 deputados, o bloco vai ficar com 136 (PP, PL, PSD, Solidariedade, PSD e Avante). O grupo foi formado no início do ano para negociar espaços na Comissão Mista de Orçamento.

O governo conseguiu conter parcialmente a debandada. Os líderes partidários Pedro Fernandes (PTB) e Acácio Favacho (Pros) foram chamados para uma reunião na qual foi ameaçada a retirada dos cargos indicados pelos partidos no governo caso saiam do bloco coordenado por Lira. O líder PP e o deputado Wellington Roberto (PB), líder do PL, também estavam no encontro.

Por conta disso, a decisão desses partidos de formar um bloco com PSL e PSC, inicialmente prevista para a semana passada, foi adiada. Os deputados mantém a intenção de criar um novo bloco, mas a data ainda não está definida.

Lira e Maia têm travado um embate. O deputado do PP de Alagoas quer ser presidente da Câmara e, para isso, tem feito uma ponte entre governo e Congresso para nomeação de cargos. O presidente da Câmara é próximo de Aguinaldo Ribeiro, que tem um perfil independente do governo. Ele é o relator da reforma tributária.

A liderança da maioria é um cargo representativo do conjunto de partidos da Câmara que estão indentificados com a posição majoritária da Casa. Em governos anteriores, o grupo costumava ser associado a uma postura governista, mas no governo de Jair Bolsonaro, o bloco tem atuado de forma independente.

Pivô da disputa, Celso Sabino é um aliado do deputado Aécio Neves (PSDB-MG) e chegou a exercer por poucos dias a função de líder do PSDB. No final do ano passado, o partido viveu uma guerra de listas para escolher o novo líder. Por conta da divisão da bancada, Carlos Sampaio foi escolhido para ficar mais um ano na função.

O deputado Celso Sabino confirmou ao site que foi protocolada uma lista de apoio para que ele seja escolhido líder da maioria. O tucano afirmou ser normal haver uma mudança anual na liderança e disse que Aguinaldo já está atarefado com a relatoria da reforma tributária. O deputado também afirmou que iniciativa não tem relação com a sucessão na Câmara e nem com disputas entres partidos.

Sabino negou que haja conflito com o PSDB e disse que vai conversar com o presidente nacional do partido, Bruno Araujo, e o líder na Câmara, Carlos Sampaio, para tentar chegar a um consenso sobre a questão.

“Roberto Rocha, senador do PSDB do Maranhão, já ocupou esse posto no Senado. Inclusive estava sendo cotado o nosso senador Izalci, do Distrito Federal, para a possibilidade de assumir o Ministério da Educação. Essa é uma construção positiva, importante para qualquer partido angariar espaços importantes na Câmara, mais um assento no colégio de líderes. Vou conversar com o presidente do partido e o líder da bancada, Carlos Sampaio, e tenho certeza que vamos ter um bom afinamento”.

 

Congresso em Foco

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Publicado edital do concurso da UFPB com 116 vagas e salários de mais de R$ 4,5 mil

Fraternidade Sem Fronteiras realiza encontro em João Pessoa com grandes nomes e programação cultural

Pleno do TJPB dá posse a Anna Carla Lopes, 1ª desembargadora vinda do Quinto Constitucional da OAB

Anteriores

Procon preços combustíveis

Procon-JP constata diferença de R$ 0,24 no preço do litro da gasolina comum

STFEXPLOAAO

Ex-mulher de autor de atentado diz à PF que “ele queria matar Alexandre de Moraes”

marcosmelo

Defensor público alvo de investigação do MP é afastado por 180 dias

comercio-joao-pessoa-scaled

PIB paraibano registra taxa de crescimento superior ao Nordeste e ao Brasil

Lucas Ribeiro e Adriano Galdino

Lucas Ribeiro transmite cargo de governador em exercício para Adriano Galdino

PF operação piracuera

Operação da PF investiga fraude em benefício previdenciário em Bom Sucesso

Legião Urbana Cover

Sábado tem Legião Urbana Cover no Baile da Cerveja no Clube Cabo Branco

empresario

Preso mais um suspeito de participar da morte de empresário em São Bento

Homem que se explodiu

Homem morto em explosão em Brasília foi candidato a vereador pelo PL em SC

João Pessoa turismo, linda

Destino João Pessoa registra maior aumento de passageiros entre aeroportos da Aena Brasil