Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Parceira entre Unipê e Coordenadoria de LGBT oferece exames para transexuais

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

João Pessoa, 26 de agosto de 2021 – O Centro Universitário de João Pessoa (Unipê), por meio do curso de Enfermagem, anuncia parceria com a Coordenadoria de Promoção LGBT e Igualdade Racial de João Pessoa. Por meio dela, serão oferecidos gratuitamente exames citopatológicos para pessoas transexuais, em especial homens trans e mulheres cisgênero lésbicas. A iniciativa tem como objetivo ampliar e facilitar o acesso deste público aos serviços de saúde.

Os exames serão realizados sempre às quartas-feiras, nos turnos da manhã, das 7h50 às 11h10, e no período da noite, das 18h às 21h30. As pessoas que se encaixam em um dos perfis devem se dirigir ao Complexo Laboratorial e Clínica-Escola de Enfermagem do Unipê*. O usuário precisa comparecer à sede da Coordenadoria para agendar o exame, no Parque Solon de Lucena, nº 216, no Centro da Capital. Para mais informações, basta ligar para: 3222-8853.

Segundo Rozileide Martins, professora do curso de Enfermagem do Unipê e umas das responsáveis pela iniciativa, a parceria representa um grande passo para trabalhar as lacunas de acesso de cuidado à população LGBTGIA+, devido às suas necessidades e os princípios do SUS. “Essa experiência para os alunos do curso de Enfermagem é ímpar e contribuirá para o desenvolvimento de competências e conhecimentos científicos, éticos e sociopolíticos destes futuros profissionais de saúde. Sobretudo, espera-se proporcionar maior qualidade de vida para essa população, com atendimento à saúde livre de discriminação e preconceitos”, destaca.

Com supervisão docente, os atendimentos serão feitos por estudantes do sétimo período da graduação do Centro Universitário, que irão realizar uma consulta de enfermagem, com foco nas necessidades de saúde da pessoa a ser atendidas. Se for do desejo da usuária ou do usuário, será realizado a coleta de exame citopatológico e os encaminhamentos necessários para o cuidado individual e até familiar, a depender caso.

Geraldo de Souza Leite Filho, que comanda a Coordenadoria de Promoção LGBT e Igualdade Racial da Capital, celebrou mais esta parceria firmada. “Esta parceria é mais uma conquista da Coordenadoria em busca da cidadania das pessoas LGBTQIA+. Neste caso, especialmente dos homens transexuais e das mulheres lésbicas, que são vítimas de transfobia lesbifobia no que tange a realização do exame citológico. Desta forma, com a parceria com o Unipê, conseguimos levar o serviço para essa população que é de extrema vulnerabilidade”, comemorou.

Já o professor Madson Medeiros, membro do Núcleo Docente Estruturante da graduação em Enfermagem e também responsável pela iniciativa, o curso já tem buscado realizar ações a fim de fomentar a Política Nacional de Saúde Integral de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais. “Essas ações estão sendo realizadas por meio de Trabalhos de Conclusão de cursos, oficinas, palestras ou atendimentos pontuais na própria clínica. Essa parceria irá fortalecer a formação do profissional da enfermagem, a partir de um olhar amplo e inclusivo”, avalia.

Para mais informações, acesse: unipe.edu.br/servicos-a-comunidade/clinica-enfermagem.

*Clínica-Escola de Enfermagem do Unipê:

O COLACE – Complexo Laboratorial e Clínica Escola Florence Nightingale é um espaço interdisciplinar e multiprofissional de ensino e aprendizagem, onde professores e alunos vivenciam a prática profissional de modo simulado e assistencial. A Clínica escola é equipada por simuladores de alta fidelidade que permitem o treinamento das habilidades com simulações realísticas, equipamentos tecnológicos e estrutura física que permitem a realizações de ações de promoção, prevenção e de assistências diagnósticas/terapêuticas de qualidade.

Os atendimentos ofertados neste serviço são realizados por discentes e residentes e são supervisionados por professores nas respectivas áreas de atuação. Entre eles: Consulta de Enfermagem, Consulta Nutricional, Consulta Médica em Clínica Geral, Consulta Médica em Neurologia, Consulta Médica em Otorrinolaringologia e Consulta Médica em Ginecologia e Obstetrícia.

Sobre o Unipê – Fundado em 1971, o Centro Universitário de João Pessoa – Unipê possui conceito 5 pelo MEC, conforme avaliação in loco de recredenciamento presencial e credenciamento EAD, sendo a única instituição privada do estado a conquistar este feito, solidificando-se entre as melhores do país. O Unipê é reconhecido pela sua contribuição para o desenvolvimento da Educação no Brasil e na Paraíba, tendo um forte tripé de ensino, pesquisa e extensão em sua comunidade. A Instituição oferta cursos de graduação, presenciais e a distância, e pós-graduação (lato e stricto sensu) em diversas áreas do conhecimento. Integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, um dos mais representativos do País, com mais de 350 mil alunos, que reúne instituições academicamente relevantes e marcas reconhecidas em seus respectivos mercados, como Universidade Cruzeiro do Sul e Universidade Cidade de São Paulo – Unicid (São Paulo/SP), Universidade de Franca – Unifran (Franca/SP), Centro Universitário do Distrito Federal – UDF (Brasília/DF, Centro Universitário Nossa Senhora do Patrocínio – Ceunsp (Itu e Salto/SP), Faculdade São Sebastião – FASS (São Sebastião/SP), Centro Universitário Módulo (Caraguatatuba/SP), Centro Universitário Cesuca (Cachoeirinha/RS), Centro Universitário da Serra Gaúcha – FSG (Bento Gonçalves e Caxias do Sul/RS), Centro Universitário de João Pessoa – Unipê (João Pessoa/PB), Centro Universitário Braz Cubas (Mogi das Cruzes/SP) e Universidade Positivo (Curitiba, Londrina e Ponta Grossa /PR), além de colégios de educação básica e ensino técnico. Visite: www.unipe.edu.br e conheça o Nosso Jeito de Ensinar.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga