Paraibano participa de Fórum da Governança em Paris e cita elogios de presidente francês

Representantes de governos, setor privado e comunidade tecnológica se reunirão na sede da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO), em Paris, para o 13º Fórum de Governança da Internet (IGF, na sigla em inglês), a ser realizado desta segunda-feira, 12 até a quarta, 14 de novembro. Convocado pelo secretário-geral da ONU, o fórum busca divulgar discussões abertas e inclusivas sobre questões globais de Internet.

Da Paraíba, o físico e bacharel em Direito Percival Henriques chegou neste domingo à capital francesa. Ele é presidente da Associação Nacional para Inclusão Digital, membro do Comitê Gestor da Internet no Brasil e foi um dos idealizadores de uma edição anterior do Fórum, sediado em João Pessoa em 2015.

“O presidente francês tem se desdobrado em elogios às autoridades locais por terem conseguido atrair esse evento para Paris. Emmanuel Macron citou várias vezes em entrevistas o fato de o Fórum ter sido realizado com sucesso em João Pessoa e em Genebra e isso nos alegra muito. Ele deve discursar na abertura”, disse Percival ao ParlamentoPB.

Além de Macron, a chanceler alemã, Angela Merkel, também é esperada para participar do fórum.

Enquanto isso, Percival lembrou que a então presidente Dilma Rousseff (PT) não compareceu ao evento em João Pessoa, tendo mandado um vídeo com uma saudação aos participantes. O prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PV) também não foi.

“Foi algo muito importante ter conseguido realizar o Fórum de Governança da Internet em João Pessoa. Um dos grandes questionamentos que foram feitos sobre nossas condições de recebê-lo era a segurança. O governador Ricardo Coutinho e o então secretário João Azevedo compraram a ideia e foram fundamentais para que tivéssemos sucesso”, explicou Percival.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.