Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Paraíba tem mulheres no comando de todo o Litoral pela primeira vez na história do Corpo de Bombeiros

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

São mais de 130 km de extensão, de Mataraca até Acaú, com diversas praias, cada uma com sua peculiaridade e cheias de belezas naturais, assim é o nosso litoral, um verdadeiro convite aos paraibanos e turistas que visitam nosso estado.

E este ano, pela primeira vez na história do Corpo de Bombeiros Militar da Paraíba (CBMPB), toda essa área estará sob o comando de três grandes mulheres: a tenente coronel Katty Sabrina do Nascimento Silva, que está à frente do Batalhão de Busca e Salvamento (BBS) e comanda a área desde Acaú, no litoral Sul, até a praia de Manaíra; a capitão Fernanda Diniz Linhares de Caldas Barros, que está na gestão da 1ª Companhia de Bombeiro Militar (1ª CIBM) e comanda as praias do Bessa até Lucena; e a capitão Bruna Carneiro de Barros Pinheiro, que lidera a 3ª Companhia Independente de Bombeiro Militar (3ª CIBM) e comanda o litoral Norte desde a Praia de Campina até Barra de Camaratuba.

Há pouco mais de 20 anos, ingressaram as primeiras mulheres na Corporação e mesmo em tão pouco tempo, com dedicação e compromisso elas conquistaram espaço nas diversas atividades operacionais e em cargos de comando, exercendo hoje as mesmas atividades que antes eram desempenhadas apenas pelos homens.

Para a tenente coronel Sabrina, a mulher enfrenta vários desafios ao longo da carreira militar. “As mulheres têm desbravado o caminho ao longo destes anos e quebrado paradigmas, ao passo em que tem sido uma premissa da Corporação incentivar e dar oportunidades ao efetivo feminino. Hoje, temos várias mulheres em setores de comando na Corporação e isso tem sido um diferencial.”, declarou a comandante do BBS.

São mergulhadores, enfermeiras, médicas, especialistas em salvamento aquático, salvamento em altura, comandantes de seções e unidades operacionais. Nossas mulheres se destacam em cada lugar que pisam, e é através do reconhecimento dos trabalhos desenvolvidos, que elas vêm recebendo o reconhecimento de suas ações. O caminho que um dia foi aberto pelas pioneiras hoje é trilhado por cerca de 120 mulheres determinadas e que colocam amor em tudo que fazem.

Na realização da Operação Verão 2023/2024, não seria diferente. A primeira edição em que todo o litoral estará sob o comando de bombeiras militares tem como principal meta levar segurança e prevenção, por meio da execução de ações planejadas e estrategicamente dispostas, visando proporcionar um verão tranquilo aos paraibanos e turistas que vierem ao nosso Estado.

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ulissesok (1)

Ulisses Barbosa narra agressão cometida por 7 homens e pedrada na cabeça; ouça

joaoazevedoclose

João Azevêdo destaca investimentos na educação no lançamento do programa Pé-de-Meia na PB

concursouni

Governo decide adiar provas do 1º Concurso Nacional Unificado

terezinhacamilo (1)

Ministro da Educação sinaliza que Terezinha será confirmada como reitora da UFPB

Francisco de Assis Rodrigues de Lima, prefeito de Cajazeirinhas

Prefeito de Cajazeirinhas é condenado por manter lixão

Festa Junina

MP recomenda medidas para garantir segurança e meio ambiente no São João de Monteiro

Cícero e Janine Lucena

Cícero explica que mandado contra Janine foi motivado por ligação desconhecida

Polícia civil da paraíba

Homem é preso por participar de rinha de galos e ameaçar deputada

Sabadinho Bom, 1

Sabadinho Bom apresenta Luizinho Calixto e sua sanfona de oito baixos

Operação Mandare

PMJP instaura procedimento para apurar ligação de servidores com traficantes