Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Paraíba tem “Dia D” de Combate à Dengue e Campanha de Multivacinação neste sábado

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo da Paraíba, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), realiza, neste sábado (24), o “Dia D” de Combate ao Mosquito da Dengue e Campanha de Multivacinação e Covid-19 em todo estado com o envolvimento dos 223 municípios paraibanos. A iniciativa visa fazer a busca ativa de focos do mosquito transmissor da dengue, zika e chikungunya e ações de conscientização para a população. Em João Pessoa, a abertura das ações será às 8h, na Unidade Saúde da Família (USF) da Ilha do Bispo I e II, na rua Apolônio Sales de Miranda, sem número, em João Pessoa. Já em Campina Grande, a abertura será no Parque da Criança.

O secretário de Estado da Saúde, Jhony Bezerra, convoca a população para aderir à ação. “A importância dessas mobilizações é para alertar a população sobre ações simples que cada um deve fazer, evitando doenças graves. Precisamos nos unir na luta para evitar o aumento da proliferação do mosquito adulto, impedindo qualquer situação que gere um ambiente propício para a proliferação. Por isso, chamamos toda a população para que receba o profissional da saúde. É ele que vai orientar sobre possíveis focos no seu domicílio e nos arredores”, alertou.

Durante a ação contra o mosquito da dengue (Aedes Aegypti), agentes de endemia e de saúde farão visitas e vistorias para monitorar espaços públicos e privados, identificando e eliminando possíveis criadouros.

O “Dia D” acontece junto com a Campanha de Multivacinação e Covid-19 que tem o objetivo de atualizar as cadernetas de vacinação de crianças, adolescentes, adultos e idosos. A população deve procurar as unidades de saúde dos seus municípios.

De acordo com os dados atualizados do cenário epidemiológico das arboviroses no estado, em 2024, são 1.242 casos prováveis, sendo 1.096 de dengue; 134 de Chikungunya e 12 de Zika. Há o registro de sete casos com sinais de alarme e gravidade, sendo residentes de João Pessoa (3), Cabaceiras (1), Camalaú (1), Conde (1) e Guarabira (1).

Quanto aos óbitos de 2024, foi confirmado um, do município de Camalaú, com 24 anos, do sexo feminino. No momento, existem dois óbitos sob investigação, um para a dengue, sendo uma pessoa, de 42 anos, do município do Conde, e um para a chikungunya, de 57 anos, de Sapé.

Segundo os dados entomológicos da SES, no 1º Levantamento de 2024, todos os 223 municípios realizaram o levantamento. De acordo com os resultados enviados, 166 (74,4%) encontram-se em situação de alerta ou risco e 57 municípios (25,6%) em situação satisfatória.

O Dia D foi um dos temas da reunião que a SES realizou com todos os prefeitos sobre ações de combate à dengue, na última sexta-feira (16). Foram alinhadas diversas estratégias e ações; implantação de estrutura de tenda de hidratação de curta duração; disponibilização do sistema de Telessaúde para orientar profissionais de saúde, em especial os que estiverem na Atenção Primária ou UPA, e do Alô Saúde Dengue 0800 281 6591, para tirar dúvidas da população; a abertura da Sala de Situação das Arboviroses  para monitorar e supervisionar a implementação das ações de mobilização e combate ao mosquito transmissor da dengue, distribuição das primeiras doses da vacina Qdenga.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Incidente no Restaurante Garden: entenda o que realmente aconteceu

Anteriores

chuva agua FOTO Pixabay_

Paraíba inicia semana com alertas de acumulado de chuva

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

Polícia apreende quatro armas em operação na cidade de Bayeux

faxineira limpeza FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 447 vagas de emprego em 12 municípios paraibanos

Dia D contra a gripe - mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Dia D contra a gripe: mais de 56 mil doses são aplicadas na Paraíba

Cineasta Toni Venturi FOTO redes sociais

Cineasta Toni Venturi morre aos 68 anos; velório será na Cinemateca

irã FOTO Pixabay

Helicóptero com presidente do Irã, Ebrahim Raisi, sofre acidente

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Aposta de Casserengue ganha prêmio na Mega-Sena

porto alegre RS FOTO rafael neddermeyer agencia brasil

Baixa do Guaíba revela destruição e prejuízo em Porto Alegre

estrutura sao joao santa rita pb_

Prefeito sinaliza que vai descumprir recomendação do TCE-PB e realizar São João ‘milionário’

viaturas policia militar

Polícia localiza fugitivo em área de caatinga após troca de tiros em Malta