Paraíba é o estado mais competitivo do NE e se destaca em infraestrutura e segurança

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Paraíba é o estado mais competitivo da Região Nordeste e o nono estado em relação ao país. O destaque é para a área da Infraestrutura, que subiu da décima quarta Posição para a segunda posição, sendo então o segundo estado brasileiro que mais investe na área.

A Paraíba ainda foi considerada o nono melhor estado do Brasil na área de segurança.

É o que mostra a edição a edição 2018 do Ranking de Competitividade dos Estados, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP) em parceria com a Tendências Consultoria Integrada e a Economist Intelligence Unit.

O Ranking 2018 foi lançado nesta sexta-feira (14) na sede da B3, em São Paulo.

Houve queda em pilares relacionados à crise econômica, e em educação e meio ambiente, mas o estado conseguiu recuperar em fatores chave. Desde 2015, o estado deu um salto de seis posições na classificação geral

As melhorias mais relevantes aconteceram nos pilares “Segurança Pública” (de 13º para 9º), devido a evolução da atuação do sistema de justiça criminal, e em “Solidez Fiscal” (de 14º para 11º), puxada pelo sucesso da execução orçamentária. Já na avaliação da “Sustentabilidade Social” o Estado subiu de 16º para 14º, consequência da diminuição de famílias abaixo da linha de pobreza.

As posições mais baixas ocupadas pela Paraíba foram nos pilares de “Capital Humano”, no qual perdeu três posições, devido a diminuição da produtividade do trabalho, assim como na “Eficiência da Máquina Pública” (de 17º para 18º), em razão da baixa pontuação no índice de transparência. No pilar de “Potencial de Mercado” a queda foi de dez posições (de 8º para 18º). O Pilar de Capital Humano e de Potencial de Mercado sofreram grandes oscilações pois são sensíveis à diminuição da atividade econômica e ao desemprego que afetou a Paraíba.

Também houve quedas em “Sustentabilidade Ambiental” (14º para 16º) e “Educação” (de 14º para 15º). No pilar “Inovação”, a Paraíba se manteve na 8ª posição.

Os resultados completos do ranking estão disponíveis no site: http://www.rankingdecompetitividade.org.br/

A situação da Paraíba rendeu ao governador Ricardo Coutinho uma premiação. Acompanhado dos secretários Luís Torres, da Comunicação, Amanda Rodrigues, Finanças, e Livânia Farias, Administração, e da vice-governadora Lígia Feliciano (PDT), o governador Ricardo Coutinho recebeu a premiação na manhã desta sexta-feira (14), em São Paulo.

“A Paraíba subiu no Ranking Nacional de Competitividade. Já somos o nono estado mais competitivo do Brasil e continuamos como primeiro do Nordeste. Viva o Trabalho”, disse o secretário Luís Torres ao comemorar a premiação.

Sobre o Ranking

O Ranking de Competitividade dos Estados é uma das principais ferramentas de avaliação da gestão pública do Brasil, e busca pautar a atuação de líderes públicos em 10 áreas-chave. Disponível em uma plataforma online, o ranking traz um diagnóstico completo das performances estaduais em 68 indicadores distribuídos entre os pilares de Sustentabilidade Ambiental, Capital Humano, Educação, Eficiência da Máquina Pública, Infraestrutura, Inovação, Potencial de Mercado, Solidez Fiscal, Segurança Pública e Sustentabilidade Social.

Sobre o CLP

O Centro de Liderança Pública é uma organização suprapartidária e sem fins lucrativos que trabalha na formação de gestores públicos para tornar o Estado brasileiro mais democrático e eficiente. Focado no desenvolvimento de lideranças e na conquista de mudanças estruturais para o desenvolvimento do País, o CLP atua com diversos setores buscando transformar o Brasil em articulação com a sociedade.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa