Pandemia: Saúde intensificará fiscalização no fim de ano e tendas estão proibidas no réveillon na praia

A Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), irá intensificar as fiscalizações neste período de fim de ano visando evitar o retrocesso no plano de flexibilização da cidade. Em coletiva de imprensa realizada neste sábado (5), a SMS e a Secretaria Estadual de Saúde fizeram recomendações que devem ser adotas pela população nas comemorações de Natal e Réveillon, a fim de evitar mais aumento nos casos de Covid-19.

O secretário de Saúde de João Pessoa, Adalberto Fulgêncio, destacou a importância de a população seguir as recomendações dos protocolos sanitários para continuar garantindo a segurança de todos em relação à doença. “Vamos intensificar as fiscalizações e agora contaremos com a Secretaria de Saúde do Estado e outros órgãos fiscalizadores. Todo decreto restritivo só tem eficácia se tiver um parágrafo que trata da penalidade. Então, se o estabelecimento não estiver de acordo com a Vigilância Sanitária, o local pode sofrer penalidades. Tudo isso tem que ser feito por uma questão de saúde pública e preservação de vidas”, disse.

Na ocasião, foram reforçadas as orientações sobre as práticas adequadas ao enfretamento da disseminação da Covid-19 neste fim de ano, que são: comemorar exclusivamente com seu núcleo familiar e dar preferência aos eventos virtuais. No caso de eventos presenciais, deve optar por ambientes abertos/ventilados, que tenham controle de pessoas, e, para a ceia, a orientação é para que o acesso ao local onde será preparada a comida seja limitado e somente uma pessoa manuseie e sirva para todos.

Além disso, foi recomendado que pessoas com sintomas gripais (coriza, tosse seca, dor de garganta), mialgia, diarreia, cefaleia, perda parcial ou total de olfato ou paladar, entre outros, evitem comparecer em espaços públicos, até que sejam sanados os sintomas. Beijos, abraços e apertos de mão ainda são saudações não recomendadas.

Para quem é acostumado ir para a orla e montar tendas para festejar com a família e amigos o Réveillon, esse ano não será permitido pela PMJP, tudo para evitar aglomeração e novos casos de Covid. “A área de areia da praia não será permitida montar barracas neste ano, para que não tenha aglomeração. Este ano, o Natal deve ser do lar e essa comemoração precisa ser com seu núcleo familiar básico. Entendemos que se a flexibilização for colocada em prática dessa forma dará certo”, ressaltou o secretário municipal.

Geraldo Medeiros, secretário de Saúde do Estado, destacou o aumento das ocupações de leitos de enfermaria e UTI e solicitou que este ano as festividades fossem feitas com segurança sanitária. “Estamos juntos com a secretaria municipal com o intuito de não retroceder nas ações de flexibilização na Paraíba. Sabemos que os seguimentos econômicos já estão penalizados demais com os modelos de flexibilização, que foram necessários naquele momento, mas precisamos evitar retroceder”, enfatizou.

Em caso de denúncias de aglomeração, a população pode acionar a Vigilância Sanitária pelo telefone 3214-7951. Já o Procon-JP é pelo contato 3214-3042.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.