Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Outubro Rosa: Estado disponibiliza 400 mamografias para mulheres no Sertão

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES), vai disponibilizar 400 mamografias para a população de mulheres na faixa etária indicada para realização do exame, que são moradoras dos 24 municípios que compõem a 6ª Região de Saúde. Os exames, que serão agendados via Central de Regulação do Estado, serão realizados na Clínica UDI de Patos, a partir da próxima semana. Além dos exames, o Hospital do Bem, que integra o Complexo Hospitalar Regional Deputado Janduhy Carneiro (CHRDJC), de Patos, vai garantir a avaliação dos resultados, com consultas do mastologista Thiago Pereira Alencar.

“A mamografia é o exame que apresenta o melhor custo benefício para detecção do câncer de mama, pois, quando realizada anualmente por mulheres acima de 40 anos, contribui para a redução da mortalidade em razão da doença”, explica o mastologista Thiago Pereira Alencar. O diretor geral do Complexo de Patos, Francisco Guedes, reitera o compromisso do Governo do Estado com a saúde das paraibanas. “Essa ação do Outubro Rosa está ofertando um maior quantitativo de exames do que foi oferecido em campanhas passadas e, até o final de outubro, estaremos com o mamógrafo no Hospital do Bem e passaremos a realizar os exames na sede da unidade cotidianamente”, disse o diretor.

A responsável pela 6ª Gerência de Saúde, Liliane Sena, reforça que essa ação do Outubro Rosa é um cuidado preventivo disponibilizado pela SES para as mulheres que se encontram dentro da janela de idade para realização do exame. Ela explica que o processo de disponibilização dos exames ocorrerá através de regulação. “Os 24 municípios que integram a 6ª Região de Saúde receberão quantitativos correspondentes às suas demandas, por meio da Central de Regulação Estadual, sob a nossa coordenação. Ao receber os quantitativos, das respectivas secretarias de saúde municipais, vamos consolidar a lista e as respectivas quantidades e direcionar para a Central de Regulação do Estado, que fará as marcações de dias e horários dos exames de cada paciente em parceria com a Clínica UDI. Isso vai possibilitar que haja uma organização e que cada paciente saiba o dia e horário que tem que comparecer para fazer seu exame”, destaca Liliane.

E para complementar a ação garantindo que as pacientes não apenas tenham seus exames, mas também a avaliação e diagnóstico, o Hospital do Bem vai ampliar a agenda de consultas do mastologista Thiago Pereira Alencar. “Dr. Thiagovai avaliar as mamografias das pacientes, logo após a entrega dos resultados e, se for o caso, já fazer o encaminhamento de casos que precisem de acompanhamento para o nosso ambulatório”, afirma Francisco Guedes, enaltecendo que com isso o Governo do Estado está garantindo uma completa atenção às mulheres no que diz respeito ao preventivo do câncer de mama neste Outubro Rosa. As consultas com o mastologista também acontecerão via Central de Regulação.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos