Operação Verão detecta residências com ligações irregulares

Na manhã de ontem, o Departamento de Medição e Perdas (DEMP) da Energisa iniciou uma grande operação para detectar ligações de energia irregulares na região da rua Francisco Pilar, em Camboinha. Vinte equipes, num total de 50 pessoas, foram deslocadas para o local e descobriram, apenas no período da manhã, dez residências com “gato”.
 
De acordo com o gerente do DEMP, Fabrício Alvarenga, a operação foi baseada nos altos dados de perdas registrados no bairro pelos equipamentos da Empresa. Foi feito um minucioso levantamento e a ação foi planejada com antecedência.
 
Descoberta a fraude, o consumidor é notificado e a situação regularizada pelos técnicos com a substituição do medidor, utilizando um cabo conhecido como antifurto. Posteriormente, é aberto um processo para se calcular quanto de energia deixou de ser pago e por quanto tempo. Os valores devidos são cobrados do consumidor que pode parcelar o pagamento do débito.
 
Ainda de acordo com Fabrício Alvarenga, a principal preocupação em extinguir as ligações clandestinas são os efeitos nocivos que elas provocam na rede regular. Os “gatos” sobrecarregam a rede e podem causar interrupções freqüentes na distribuição e até curtos circuitos.
 
A ação não tem prazo para terminar e outras áreas da praia de Camboinha serão fiscalizadas nos próximos dias. O gerente da Energisa estima que o trabalho deve se estender por uma ou duas semanas. “Só sairemos daqui quando houver redução nos índices de perdas registrados na região”, afirmou Fabrício.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.