A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco (FICCO/PE) deflagrou, nesta quarta-feira (21), a Operação Barbalho, que visa desarticular uma organização criminosa atuante na Região Metropolitana no Recife desde o ano de 2019, especializada na prática dos crimes de tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e homicídios. A operação conta com o apoio das forças de segurança paraibana, uma vez que as ações do grupo tem repercussão na Paraíba.
As investigações indicaram que o grupo criminoso, além de operar movimentações ilícitas de grandes quantias provenientes do tráfico de drogas, também é responsável por uma série de homicídios na Região Metropolitana do Recife, com o objetivo de manter o controle sobre suas operações criminosas.
Verificou-se, ainda, que as ações atribuídas ao grupo investigado tem repercussão não apenas no Estado de Pernambuco, mas, também, em pelo menos outras quatro unidades da Federação, Ceará, Rio Grande do Norte, Paraíba e Rio de Janeiro.
Ao todo estão sendo cumpridos 39 Mandados de Prisão Preventiva (MPP) e 33 Mandados de Busca e Apreensão (MBA), todos deferidos pelo Juízo da 14ª Vara Criminal do Recife/PE.
O objetivo das medidas judiciais cumpridas nesta data é desarticular a organização criminosa, interrompendo suas atividades ilegais e responsabilizando seus membros pelos crimes praticados.
FICCO/PE
A Seção Pernambuco da Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Pernambuco – FICCO/PE – é composta pelas Polícia Federal (PF), Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, por meio das Polícias Civil e Militar, Secretaria de Administração Penitenciária e Ressocialização de Pernambuco, por meio da Polícia Penal, Polícia Rodoviária Federal e Sistema Nacional de Políticas Penais. A FICCO/PE foi criada através de Acordo de Cooperação Técnica, firmado em 2023, para atuar de forma conjunta na repressão à criminalidade violenta, conjugando esforços e a expertise de cada órgão, trabalhando em ambiente comum com compartilhamento de informações e recursos materiais e humanos.