Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Operação fecha canil clandestino e resgata cães vítimas de maus-tratos

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Um canil clandestino foi interditado ontem por equipes da Coordenadoria de Bem-Estar Animal da Secretaria de Meio Ambiente (Semam), Polícia Ambiental e do vereador Guga (PP) ontem em João Pessoa e mais de 30 cães da raça Spitz alemão, popularmente chamados de Lulu da Pomerânia, foram resgatados de situação de maus tratos no bairro do José Américo, em João Pessoa. Os animais estavam com fome e sede, expostos ao sol e à chuva e eram mantidos em um ambiente sujo, onde havia muitas fezes.

O resgate dos cachorros, que são vendidos por preços que variam de R$ 3 mil a até R$ 15 mil, se deu depois de uma denúncia à rede social do vereador Guga e os animais estão temporariamente abrigados em lares de protetores independentes.

O preço de um desses cachorros varia de acordo com o canil escolhido, o tamanho do animal, a linhagem, o formato do focinho e o peso. Em geral, quanto mais claro for o pelo, mais caro o animal será. Canis clandestinos, obviamente, cobram muito menos pelos animais, mas não oferecem garantia de que ele tenha sido bem cuidado.

Os animais resgatados serão cuidados e posteriormente colocados para adoção.

O coordenador de Bem-Estar Animal da Semam, Ítalo Oliveira, destacou que o trabalho é sempre feito em parceria. “Tivemos o apoio importantíssimo da Polícia Ambiental. Nossas ações estão articuladas por meio das redes e aplicativos de mensagem. Contamos com apoio dos protetores que estão em praticamente todos os bairros da cidade. São pessoas atentas, articuladas, que conhecem a legislação ambiental e nos ajudam a cuidar dos animais. Essa é uma causa que foi abraçada pela Semam e estamos cada vez mais atentos”, concluiu.

Deixar animais em condições de maus-tratos é crime, previsto na Lei de Crimes Ambientais. O dono do canil desarticulado no José Américo será autuado pelo crime de maus tratos. O secretário de Meio Ambiente, Welison Silveira, destacou o trabalho da Coordenadoria de Bem-Estar Animal, que vem promovendo diversas ações. “Essa é uma Coordenadoria que vem se mostrando extremamente atuante, transformando a política ambiental da gestão em ações práticas, a exemplo do cadastro dos protetores de animais, viabilização do Castramóvel, as orientações para os donos de carroças de tração animal, os eventos de adoção e agora a atenção para quem comete crime de maus tratos contra animais”, concluiu.

Lulu da Pomerânia saudável

 

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Artur Lima foi condenado por matar ex-namorada

Homem é condenado a 23 anos de prisão por matar ex-namorada no Cariri

Chuvas no Rio Grande do Sul

Sobe para 83 número de mortes no Rio Grande do Sul pelas fortes chuvas

Luciano Cartaxo e Cida Ramos

PT nacional adia para o final de maio definição sobre eleições em João Pessoa

Estuprador de Santa Rita, Tibiri

Investigado por 12 estupros, ‘maníaco de Tibiri’ deixa hospital e vai para o PB1

Luciano Cartaxo 2

PT Nacional retira de pauta decisão sobre João Pessoa, mas deve confirmar candidatura de Cartaxo

Chuvas, RS

Com 78 mortos e 105 desaparecidos no RS, FAB usa drones para encontrar isolados

PRF e Polícia Civil, forças de segurança da PB

Forças de segurança fazem operação contra abuso e exploração sexual de crianças e adolescentes

PRF fiscalização

Dois motociclistas e um passageiro morrem em acidentes em rodovias federais na PB

Chef de cozinha

Sine-JP inicia semana com oferta de 250 empregos em diversas áreas

protestofeira (1)

Moradores bloqueiam rua em frente à Feira do Rangel contra corte de energia