Operação Cartola: juiz ouve 18 testemunhas em audiência em João Pessoa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O juiz titular da 4ª Vara Criminal da Comarca da Capital, José Guedes Cavalcanti Neto, realizou, nessa segunda-feira (29), audiência de instrução e julgamento da Ação Penal nº 0009419-34.2018.815.2002, referente a um dos processos da ‘Operação Cartola’. Na ocasião, foram concluídas as oitivas das testemunhas de acusação. Em relação às testemunhas da defesa, 18 foram ouvidas, duas não foram inquiridas e 11 dispensadas. A audiência ocorreu no Fórum Criminal Ministro Osvaldo Trigueiro de Albuquerque Mello, em João Pessoa.

De acordo com os autos, a data de realização dos interrogatórios estava designada para o dia 12 de agosto de 2019. No entanto, as cartas precatórias expedidas para oitiva das testemunhas ainda não retornaram, o que inviabiliza a ação. Assim, nova data deverá ser marcada. Segundo o magistrado José Guedes, estão em curso, atualmente, três processos relacionados à ‘Operação Cartola’.

Deflagrada no início do ano passado, depois de oito meses de investigação, a ‘Operação Cartola’ apura crimes referentes à suposta manipulação de resultados de jogos do Campeonato Paraibano de Futebol. Pelo menos 80 pessoas foram investigadas pela Polícia Civil e estariam ligadas ao esquema. As fraudes dos resultados dos jogos teriam sido cometidas por uma organização com integrantes da Federação Paraibana de Futebol (FPF), Comissão Estadual de Arbitragem da Paraíba (CEAF), Tribunal de Justiça Desportiva da Paraíba (TJD/PB), dirigentes de clube de futebol profissional da Paraíba e árbitros.

A Ação Penal nº 0009419-34.2018.815.2002 envolve oito denunciados pelo Ministério Público da Paraíba acusados de exercerem, junto à entidade desportiva Botafogo Futebol Clube, de maneira organizada, condutas fraudulentas para obter vantagem econômica e manipular resultados de jogos. Dentre os envolvidos no suposto esquema estão José Freire da Costa, Breno Morais Almeida, Guilherme Carvalho do Nascimento, Francisco de Sales Pinto Neto, Alexandre Cavalcanti Andrade de Araújo, Alex Fabiano dos Santos, José Renato Albuquerque Soares e Tarcísio José de Souza.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

Sedec_Saude_projeto-primeiros-socorros-1024x682

João Pessoa lança projeto para capacitar profissionais da educação infantil em primeiros socorros

Festa do Bode Rei 2025

Festa do Bode Rei 2026 começa nesta quinta-feira em Cabaceiras

pzzb1916_0

Brasil contesta EUA sobre supostas práticas de trabalho forçado

polícia-militar-pm-paraíba

Lucas Ribeiro autoriza promoção de mais de 450 militares da PM e do Corpo de Bombeiros

comercio-joao-pessoa

Corpus Christi: veja o que abre e fecha em João Pessoa e Campina Grande

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027