Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

OAB-PB lança Comitê de combate ao Caixa 2 nas eleições estaduais da Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB) lançou, na manhã desta quarta-feira (15), o Comitê de Combate ao Caixa 2, que tem como objetivo receber denúncias de corrupção nas eleições estaduais deste ano, bem como realizar campanhas de orientação e conscientização do voto.

O evento aconteceu no auditório da Instituição, localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 37, Centro, João Pessoa (PB), e foi comandado pelo presidente da OAB-PB, Paulo Maia, e a presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem, Adriana Rodrigues.

Também participaram da solenidade o procurador Regional Eleitoral, Victor Veggi; o juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TER-PB), Paulo Câmara; o procurador geral do Ministério Público de Contas, Luciano Andrade Farias; o presidente do Conselho Municipal de Transparência Pública, Fábio Andrade; o procurador Felipe Silvino (representante da Procuradoria Geral do Estado); o procurador do município de João Pessoa, Aldemar Azevedo Regis; e a defensora pública geral, Madalena Abrantes.

Na oportunidade, Paulo Maia destacou a importância do comitê para se combater crimes eleitorais e a corrupção. Ele também agradeceu a presença dos presentes e de todos os envolvidos no processo. “Agradeço a todos que estão aqui hoje, demonstrando que existem homens e mulheres de bem lutando em defesa da sociedade”, declarou.

Paulo Maia acrescentou que o Comitê também serão instalados comitês nas subseções da Ordem em todo Estado. “O Comitê contra o Caixa 2 será instalado em todas as Subseções do Estado, desta forma, a OAB se coloca à disposição da sociedade, assumindo um protagonismo que ela tem de ser, um vetor de acolhimento de denúncias contra a prática de crime eleitoral,” afirmou.

Já a presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PB, Adriana Rodrigues, destaca que com o lançamento do Comitê Contra o Caixa 2, a OAB-PB dará sua contribuição para auxiliar no combate à corrupção nas Eleições deste ano, onde estão em disputa os principais cargos políticos do País e dos Estados. “É importante a participação e mobilização da sociedade neste processo, porque com a realização de Eleições Limpas, transparentes, podemos viabilizar um futuro melhor para o País e para o fortalecimento da democracia”, afirmou.

Adriana ressalta que, além do recebimento de denúncias contra a prática de caixa 2, da captação ilícita e de gastos irregulares para campanha eleitoral, o Comitê vai receber também denúncias de irregularidades na aplicação dos recursos do fundo de campanha destinada às candidaturas femininas, e do devido cumprimento da cota de 30% para financiamento das campanhas eleitorais das mulheres candidatas.

Na oportunidade, foram empossados os membros do comitê, que terá a seguinte composição: Adriana Rodrigues (presidente), Arthur Martins Marques Navarro, Israel Rêmora Pereira de Aguiar Mendes, Ronnie Anderson Pereira Lins, Fábio de Lucena Falcão, Carlos Alberto Mendes Nóbrega Júnior, e José Samarony de Sousa Alves.

No final da sonelidade foi asssinado um termo de cooperação entre a OAB-PB, O MPE e o TER-PB visando combater o caixa dois nas campanhas eleitorais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos