Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

OAB-PB lança Comitê de combate ao Caixa 2 nas eleições estaduais da Paraíba

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Ordem dos Advogados do Brasil, Seccional Paraíba (OAB-PB) lançou, na manhã desta quarta-feira (15), o Comitê de Combate ao Caixa 2, que tem como objetivo receber denúncias de corrupção nas eleições estaduais deste ano, bem como realizar campanhas de orientação e conscientização do voto.

O evento aconteceu no auditório da Instituição, localizado na Rua Rodrigues de Aquino, 37, Centro, João Pessoa (PB), e foi comandado pelo presidente da OAB-PB, Paulo Maia, e a presidente da Comissão de Direito Eleitoral da Ordem, Adriana Rodrigues.

Também participaram da solenidade o procurador Regional Eleitoral, Victor Veggi; o juiz do Tribunal Regional Eleitoral (TER-PB), Paulo Câmara; o procurador geral do Ministério Público de Contas, Luciano Andrade Farias; o presidente do Conselho Municipal de Transparência Pública, Fábio Andrade; o procurador Felipe Silvino (representante da Procuradoria Geral do Estado); o procurador do município de João Pessoa, Aldemar Azevedo Regis; e a defensora pública geral, Madalena Abrantes.

Na oportunidade, Paulo Maia destacou a importância do comitê para se combater crimes eleitorais e a corrupção. Ele também agradeceu a presença dos presentes e de todos os envolvidos no processo. “Agradeço a todos que estão aqui hoje, demonstrando que existem homens e mulheres de bem lutando em defesa da sociedade”, declarou.

Paulo Maia acrescentou que o Comitê também serão instalados comitês nas subseções da Ordem em todo Estado. “O Comitê contra o Caixa 2 será instalado em todas as Subseções do Estado, desta forma, a OAB se coloca à disposição da sociedade, assumindo um protagonismo que ela tem de ser, um vetor de acolhimento de denúncias contra a prática de crime eleitoral,” afirmou.

Já a presidente da Comissão de Direito Eleitoral da OAB-PB, Adriana Rodrigues, destaca que com o lançamento do Comitê Contra o Caixa 2, a OAB-PB dará sua contribuição para auxiliar no combate à corrupção nas Eleições deste ano, onde estão em disputa os principais cargos políticos do País e dos Estados. “É importante a participação e mobilização da sociedade neste processo, porque com a realização de Eleições Limpas, transparentes, podemos viabilizar um futuro melhor para o País e para o fortalecimento da democracia”, afirmou.

Adriana ressalta que, além do recebimento de denúncias contra a prática de caixa 2, da captação ilícita e de gastos irregulares para campanha eleitoral, o Comitê vai receber também denúncias de irregularidades na aplicação dos recursos do fundo de campanha destinada às candidaturas femininas, e do devido cumprimento da cota de 30% para financiamento das campanhas eleitorais das mulheres candidatas.

Na oportunidade, foram empossados os membros do comitê, que terá a seguinte composição: Adriana Rodrigues (presidente), Arthur Martins Marques Navarro, Israel Rêmora Pereira de Aguiar Mendes, Ronnie Anderson Pereira Lins, Fábio de Lucena Falcão, Carlos Alberto Mendes Nóbrega Júnior, e José Samarony de Sousa Alves.

No final da sonelidade foi asssinado um termo de cooperação entre a OAB-PB, O MPE e o TER-PB visando combater o caixa dois nas campanhas eleitorais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

‘Festa da Adoção’ tenta aproximar crianças e adolescentes de pessoas aptas a adotar

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

rio grande do sul enchente 2024 FOTO rafa neddermeyer agencia brasil

Número de mortes causadas pelas chuvas no Rio Grande do Sul sobe para 169

Imposto deRenda, Imagem Joédson Alves-Agência Brasil

Prazo para declarar o Imposto de Renda termina na sexta-feira

mega sena FOTO marcello casal jr agencia brasil

Paraíba tem 25 apostas ganhadoras na Mega-Sena

Brasília (DF) 11/04/2023 Fachada do palácio do Supremo Tribunal Federal (STF) Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/ Agência Brasil

STF prorroga cotas raciais em concursos até Congresso votar nova lei

rabaul_papua nova guine FOTO Pixabay

Agência da ONU estima 670 mortes após deslizamento de terra em Papua-Nova Guiné

rio agua FOTO Pixabay

Homem tenta salvar bezerro em açude na Paraíba e morre afogado

Brasília, DF, Brasil: Caixa Econômica Federal. (Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil)

Concurso da Caixa tem aplicação de provas neste domingo na Paraíba e em outros estados

sergioequeoriga

“Quero Quero” e o discurso contraditório do “agora é oficial”

gleisi1

PT deve anunciar na segunda que postura adotará nas eleições deste ano

matheusmnachtergaele

FestincineJP: saiba tudo sobre festival que vai exibir 42 filmes gratuitos