O Prisma é um dos carros mais vendidos do Brasil e isso se deve por vários motivos. Quer saber quais são eles? Não deixe de conferir!
O número de brasileiros que procuram comprar um carro, seja zero ou usado, aumenta a cada dia que passa. Isso se dá devido a diversos fatores, como a baixa taxa de juros e a facilidade de financiamento. A prova disso é refletida nas vendas, que aumentam a cada ano que passa.
Isso certamente cria um mercado competitivo, pois as montadoras buscam lançar diversos modelos de carros em muitos segmentos. Isso é ótimo para o consumidor que fica com uma ampla variedade de opções. É nesse momento que sempre vem a dúvida de qual modelo comprar.
Como dito, o mercado de automóveis possui uma ampla gama de carros, cada um para determinado público. No mercado dos sedans, um dos carros mais procurados é o Chevrolet Prisma. Ele possui diversas gerações e é um fenômeno de vendas.
Quer saber mais sobre esse carro tão amado pelos brasileiros? Então leia este artigo que preparamos especialmente para você e se mantenha informado!
Geração 1
O Prisma é um sedan compacto lançado no ano de 2006 no mercado brasileiro, é um dos automóveis mais queridos dos brasileiros desde então. Sua primeira geração foi feita com base no Chevrolet Celta, um veículo compacto, econômico, popular e muito resistente. Isso fez com que o veículo tivesse um apelo muito grande logo em seu lançamento, pois tinha como base um carro bem aceito pelo público.
O Prisma tem como motor o conhecido 1.4 flex, capaz de gerar 89 cv a 6.200 rpm, com um torque máximo de 12,4 kgf/m com gasolina como combustível e 97 cv a 6.200 e torque de 13,0 kgf/m no álcool. No ano de 2009 o Prisma ganhou mais potência, o que permitiu ficar mais ágil e veloz. O automóvel desenvolvia 95 cv com gasolina e 97 cv com álcool. Um ótimo número quando comparamos com carros do mesmo ano. O carro teve boas vendas, isso permitiu que o veículo ganhasse uma nova geração. Isso graças ao prisma ser um carro honesto e que agradava o público por ser muito completo e resistente.
Geração 2
No ano de 2013 a Chevrolet estava preparada para fazer um de seus lançamentos mais aguardados. Era a segunda geração do prisma, que pretendia ser um sedan compacto com apelo mais esportivo. O modelo recebeu uma reestilização completa, deixando de lado a plataforma do Celta e pegando outro veículo.
O veículo base dessa vez seria nada menos que o Onix, um dos carros mais vendidos da Chevrolet e do Brasil. Essa com certeza foi uma grande sacada da montadora, pois o veículo era muito espaçoso, confiável, confortável. O Celta era conhecido por ser um carro simples e barato, o que acabou mudando ao utilizar outra plataforma.
A nova geração do Chevrolet prisma apresentou novos motores, como o SPE/4 1.0L e 1.4L, que eram capazes de atingir 80 cv e 9.8 mkgf de torque (1.0 – etanol) e 106 cv e torque de 13,9 mkgf (1.4 – etanol). A motorização 1.4 é muito elogiada pelos donos, pois possui um bom torque mesmo em rotações mais baixas, o que permite ser um veículo ágil e ótimo para fazer viagens.
O que também chamou a atenção no veículo foi a lista de acessórios e as linhas da carroceria. Nas palavras de uma das mídias especializadas em automóveis, o Prisma é um bom carro e não é por acaso que está tendo boa aceitação no mercado e até hoje se mantem entre os mais vendidos. No ano de 2016, assim como o Chevrolet Onix, um facelift com nova frente e ajustes na tampa traseira além da segunda geração do sistema My Link e o sistema OnStar.
O fim de um ciclo e início de um novo
O Prisma é vendido até os dias de hoje, onde é encontrado em sua versão joy. Isso só mostra como o veículo foi bem aceito, pois mesmo tendo um sucessor, ainda é vendido. Seu sucessor se trata do Onix Sedan, que mantem diversas semelhanças com o irmão mais velho.
O novo Onix é um veículo bem aceito e atualmente é um dos carros mais vendidos do Brasil. Não é incomum encontra-lo em primeiro lugar dos mais vendidos do mês. Isso só mostra como a Chevrolet vem acertando em seus modelos.
Usado ou zero
Como dito, o prisma possui uma ampla variedade de modelos e anos, o que permite que quem pretende compra-lo tenha uma ampla variedade de opções. Por conta disso o preço do veículo também varia bastante e permite que você encontre o modelo que mais se adeque ao seu bolso.
Como dito, o prisma ainda é fabricado na versão joy, zero km. Essa versão é ideal para quem quer um carro zero, resistente, bonito e forte. É uma certeza de que você vai comprar um veículo e não esquentar mais a cabeça.
Já se você procura um carro usado ou seminovo, também existe essa opção. É possível encontrar veículos com os melhores preços e pouco utilizados. O ideal é procurar veículos com muita calma e tranquilidade, com isso, certamente você irá encontrar um veículo em bom estado, com baixa quilometragem e com manutenções em dia.
Seja comprando um carro zero ou um carro usado, com toda certeza, se você seguir as nossas orientações estará fazendo uma ótima escolha, desde que seja feita uma pesquisa. Nunca compre o primeiro veículo que encontrar, essa é a dica principal.
O Chevrolet prisma realmente é um ótimo carro e um dos mais famosos da marca em nosso país. Se você procura um veículo para ficar por anos, certamente deve pensar nesse modelo, pois é uma ótima opção. E aí, gostou do Chevrolet prisma? Compartilhe este artigo com os seus amigos e familiares. Para se manter sempre bem informado, acesse a nossa página e fique por dentro de todas as novidades.