Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O óleo do amor

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Passada a Solenidade de Todos os Santos e o Dia de Finados, celebrados nos últimos dias, a Liturgia da Palavra, proclamada em nossas igrejas neste domingo, convida-nos a prolongar a meditação sobre a vida eterna. Prolonga-se o anúncio da Esperança Cristã: “não queremos deixar-vos na incerteza a respeito dos mortos, para que não fiqueis tristes como os outros, que não têm esperança”(1Ts 4,13). O Evangelho de Cristo é um anúncio de esperança, e de uma esperança que nos faz participar da vida futura já aqui neste mundo. O mistério da morte é o definitivo portal que nos porá para dentro dessa esperança. Não há porque temer esse mistério que cerca a nossa vida humana.

A experiência com o amor de Cristo coloca-nos na esteira da vigilância como caminho de luz. A morte não tem a palavra definitiva, mas Cristo, o nosso Esposo, com seu infinito amor por nós. As religiões pagãs da antiguidade, que tanto buscaram o empenho da sabedoria, foram incapazes de desvendar o dilema da morte. Para os cristãos, a morte é a realidade imediata que nos põe em contato com Deus e Sua vida eterna. Portanto, não é possível admitir uma verdadeira vida quando se tira Deus da pauta do dia; se tiramos Cristo, a vida humana cai no vazio e na desesperadora escuridão.

O Evangelho das dez virgens convidadas para uma festa de casamento (Cf. Mt 25,13) trata da relação existente entre o mistério da morte e o nosso feliz encontro com Deus. Deus tem pressa desse definitivo encontro! Ao longo dos altos e baixos da condição humana, o Senhor sempre nos espera. Afinal, Ele é um Deus que nos ama pacientemente. A parábola fala do óleo posto nas mãos das virgens. Tal óleo é indispensável para o encontro definitivo que teremos com Deus. Poderíamos enxergar no óleo o símbolo do amor que arrebata e que jamais pode ser comercializado. O amor é um dom que jamais pode ser comprado! Eis o motivo pelo qual as virgens prudentes não puderam conceder do próprio óleo para as virgens imprudentes: ” as previdentes responderam: “De modo nenhum, porque o óleo pode ser insuficiente para nós e para vós” (Mt 25,9).

A vida prudente é uma vida que medita a sabedoria, como nos assegura o Livro da sabedoria (6,15): “meditar sobre ela é a perfeição da prudência; e quem ficar acordado por causa dela, em breve há de viver despreocupado”. O Evangelho de Cristo sempre estar a nos convidar para o exercício dessa prudência: “esta parábola diz-nos que vigiar não significa apenas não dormir, mas estar preparado; com efeito, todas as virgens dormem antes que o esposo chegue, mas quando se acordam algumas estão prontas e outras não. Portanto, este é o significado de ser sensato e prudente: trata-se de não esperar o último momento da nossa vida para colaborar com a graça de Deus, mas de o fazer já agora” (Papa Francisco). Se trilharmos o caminho de luz do Esposo que nos espera, seremos reconhecidos na festa do céu.

Portanto, peçamos à Virgem, Sede da Sabedoria, que nos ensine o caminho da verdadeira Sabedoria, o caminho da Sabedoria que Se fez Carne para nos salvar. E quando nossa vida anoitecer para este mundo, estejam em nossos lábios e vidas a singela e breve oração dos sábios que conservaram o óleo do amor: “…vida, doçura, esperança nossa”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria