O Globo destaca áudio de Julian Lemos sobre troca de cargos por votos na Reforma da Previdência

O deputado federal paraibano Julian Lemos (PSL) foi alvo de reportagem de O Globo, neste sábado (16), sobre um áudio em que estaria conversando com o secretário-geral do seu partido na Paraíba sobre troca de cargos no Governo Federal por votos na Reforma da Previdência. No áudio, Julian teria dito que parlamentares têm exigido e negociado cargos em troca de votar favoravelmente à Reforma da Previdência, pauta defendida pelo governo do presidente Jair Bolsonaro (PSL).

Ouça o áudio na tela de vídeo acima

O Globo diz que a gravação é de uma ligação de 12 minutos entre Julian e o secretário-geral do PSL na Paraíba e assessor do Ministério do Turismo, Fábio Nóbrega Lopes. O jornal cita que Fábio tem poderes para indicar nomes para postos de direção na Fundação Nacional da Saúde (Funasa) da Paraíba e na sede regional do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra).

Julian diz, no áudio, que vai conseguir três indicações. O Globo conversou com Julian, o qual informou que foi alvo de “grampo ilegal” e que vai pedir investigação do caso à Polícia Federal.

Uma fonte teria dito ao O Globo que, de fato, houve grampo. Julian disse ao jornal que já sabe de onde partiu e que já está coletando informações para tomar providências. Na quarta-feira (13), Julian anunciou em sua conta no Instagram que vai abrir mão da “prerrogativa parlamentar” de indicar pessoas para cargos federais.

Julian declarou:

Dentro de um processo democrático existem algumas ferramentas repúblicanas como a indicação de nomes para cargos técnicos ou não para que haja em tese governabilidade, nunca me senti avontade com isso, agora menos ainda, mesmo sendo um político sobretudo da base aliada o qual tenho atenção e respeito do governo que faço parte e em tese teria essa prerrogativa, faço a opção de não fazer indicações, tive um discurso e irei ter coerência com ele.

“Sou base do Governo, aliado de primeira hora e amigo do Presidente Jair Bolsonaro. Assim como o Presidente, tenho pautado meu mandato na construção de uma nova forma de fazer política. Por este motivo, abro mão da prerrogativa parlamentar de indicação para cargos federais em Brasília e na Paraíba, alinhando meu discurso a prática. *O Presidente Bolsonaro na direção do Brasil e eu, Deputado Julian Lemos, representando a Paraíba, o Presidente Jair Bolsonaro sabe que pode contar comigo para governar esse país.

Partidos

O deputado paraibano relatou, na conversa, que Carlos Manato, secretário-geral para a Câmara do governo, disse que serão distribuídos cargos para todos os partidos, com exceção das legendas de esquerda, como o PT.

Resposta

Ao O Globo, Julian Lemos disse que a conversa foi republicana e que não há nada que o “desabone”, sendo uma “conversa pessoal a respeito de uma conjuntura política”. Já Fábio Nóbrega não respondeu aos contatos feito pelo O Globo.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.