Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O dom da Vida Consagrada

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Neste mês de agosto, a Igreja também celebra com profunda gratidão e alegria a vida religiosa. São homens e mulheres que, desde os primórdios do evangelho, dedicam-se integralmente ao serviço da Igreja e da humanidade. Tão recentemente o Papa Francisco dedicou todo um ano para celebrar o dom da vida consagrada, convocou os religiosos à confissão, com humildade e confiança em Deus, a fazerem uma revisão de suas vidas, para que pudessem viver a constante experiência do amor misericordioso do Senhor.

Muitos de nós, ao longo de nossa história de fé, tivemos algum contato com freiras, frades e religiosos de uma forma geral. São pessoas que um dia receberam o chamado de Deus e se puseram livremente ao serviço do Reino de Deus, doando a própria vida de maneira exclusiva. Os religiosos têm a missão radical de seguir Jesus Cristo pela profissão solene dos votos (Obediência, Pobreza e Castidade), devem segui-Lo mais proximamente, fazendo com que seu testemunho de vida possa mostrar a alegria da fé a todos os homens e mulheres de cada época.

Um dos grandes pilares da vida religiosa/consagrada é a dimensão da vida comum entre eles. O Papa Francisco exorta estes a viver com paixão o presente: “Viver com paixão o presente significa tornar-se ‘peritos em comunhão’, ou seja, testemunhas e artífices daquele projeto de comunhão que está no vértice da história do homem segundo Deus”. O Papa ainda acredita que “numa sociedade marcada pelo conflito, a convivência difícil entre culturas diversas, a prepotência sobre os mais fracos, as desigualdades, somos chamados a oferecer um modelo concreto de comunidade que, mediante o reconhecimento da dignidade de cada pessoa e a partilha do dom que cada um é portador, permita viver relações fraternas.” As relações fraternas da vida comum dos consagrados são uma lembrança para nós de que devemos viver em comunhão, partilhando mutuamente a vida.

Os consagrados são aqueles que, no coração da Igreja e do mundo, não se cansam de testemunhar a beleza de seguir Cristo com grande alegria, oferecendo seus sacrifícios e energias, pois Cristo “não tira nada, Ele dá tudo. Quem se doa por Ele, recebe o cêntuplo. Sim, abri de par em par as portas a Cristo e encontrareis a vida verdadeira.” (Bento XVI) Que Nossa Senhora, a perfeita modelo de seguimento a Jesus Cristo, guarde os nossos consagrados na escolha perene e feliz do sim a Deus e aos homens.

 

Dom Manoel Delson

Arcebispo Metropolitano da Paraíba

 

 

Foto: Ximena Navarro/Fotos Públicas

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria