Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O censo do jornalismo local no Brasil

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Brasil possui 3.280 desertos de notícias, o que representa 33,7milhões de habitantes sem acesso a um veículo de comunicação que faça cobertura local. Os dados fazem parte do Atlas da Notícia e que devem ser atualizados em breve. 

Isso porque o Instituto para o Desenvolvimento do Jornalismo (Projor) anunciou recentemente o início da campanha para a 5ª edição do Atlas, uma iniciativa cujo objetivo é mapear veículos produtores de conteúdo jornalístico – especialmente de jornalismo local – no território brasileiro. O Projor é uma entidade civil sem fins lucrativos não-governamental, não-corporativa, pluralista e apartidária criada pelo jornalista Alberto Dines (1932-2018).

A nova edição do atlas será feita por meio de uma parceria com a Abraji (Associação Brasileira de Jornalismo Investigativo) com o objetivo de atualizar o mapa dos veículos jornalísticos nos 5.570 municípios brasileiros. Conforme divulgado pela Abraji, a organização, a análise e a publicação dos dados coletados pelo censo serão realizadas pelo Volt Data Lab, liderado pelo jornalista e diretor da Abraji Sérgio Spagnuolo. 

Já nas cinco regiões brasileiras, a coordenação da pesquisa ficará a cargo do jornalista Sérgio Lüdtke, que trabalhará com os seguintes pesquisadores regionais: Angela Werdemberg (Centro-Oeste), Dubes Sônego (Sudeste), Jéssica Botelho (Norte), Mariama Correia (Nordeste) e Marcelo Fontoura (Sul). 

Atualmente, de acordo com a 4ª edição do Atlas, a quantidade de veículos no Brasil por região é a seguinte: Sudeste, 4.517; Sul, 3.315; Nordeste, 2.402; Centro-Oeste, 1.898; e Norte, com 960 veículos jornalísticos. Quando a contagem é feita por segmento, o rádio predomina, com 4.402 emissoras. Em seguida, aparece o impresso, com 3.229 veículos. A plataforma on-line é responsável por agregar 4.221 veículos, enquanto televisão corresponde a 1.239. 

A primeira edição do Atlas da Notícia foi publicada em novembro de 2017, com um recorte sobre jornais impressos e veículos on-line de notícias. O produto é inspirado no projeto America’s Growing News Deserts, da revista Columbia Journalism Review, que mapeou a presença de jornais nos Estados Unidos em meio às mudanças no modelo de negócios do jornalismo que levaram ao fechamento de diversos veículos.

Para os organizadores do Atlas da Notícia, um município sem jornalismo local, que não possui uma cobertura noticiosa própria, é carente de informações independentes para que sua população possa votar, cobrar os governantes e saber mais sobre serviços. No Brasil, os desertos de notícias são, em geral, cidades pequenas, com população mediana de 7.100 habitantes. Tais localidades representam 62,6% dos municípios brasileiros, totalizando 37 milhões de pessoas (18% da população nacional).

Na produção da 4 ª edição, o Atlas da Notícia contou com a colaboração de 219 voluntários de 74 organizações. Voluntários podem se somar à equipe do Atlas e colaborar com a pesquisa preenchendo um formulário on-line disponível no site do projeto. Participe! Ao indicar um veículo de imprensa, você pode ajudar o Atlas da Notícia a mapear os veículos de comunicação do Brasil e construir uma base para ampliar o conhecimento sobre jornalismo local. Os colaboradores receberão um certificado e terão seus nomes listados no site do projeto.

[email protected]

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

centrodevivenciaverde (1)

Eleição da UFPB: Parcial mostra Terezinha e Mônica em 1º lugar e apoiadores “provocam” Valdiney

presidio-regional-de-cajazeiras (1)

Rebelião após prisão de diretor do presídio de Cajazeiras é contida

camaradeformosa (1)

Vereadores aumentam salários para R$ 17 mil e reclamam: “Se fosse R$ 300 mil não dava”

168970670164b6e0cd674fd_1689706701_3x2_lg

Wegovy chegará às farmácias brasileiras no segundo semestre de 2024

bolsaatleta (1)

João Azevêdo contempla 548 atletas, paratletas e técnicos com Bolsa Esporte

39graus

Calor: Temperaturas podem chegar a 39°C na Paraíba nesta sexta

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria