Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O buraco é fundo, acabou-se o mundo…

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Acabou-se o mundo.

O “Juízo Final”, nesse dezessete de dezembro de dois mil e dezenove, reproduziu na Paraíba o trágico e inédito cenário político nacional. O Mago, seus amigos e ex-amigos, entre prisões e apreensões, foram expostos e maculados com o carimbo social da corrupção, fragilizando as estruturas de uma Casa Grande, construída historicamente com a argamassa da militância e a energia da senzala. A laranja apodreceu. O girassol escureceu. Acabou-se o mundo.

Como jurista, tenho o dever de abrir a nota de rodapé da presunção legal de inocência. A final de contas, são “apenas” investigados. Haverá um longo contraditório pela frente. Tudo está “apenas” começando… Mas, como analista, também devo dizer que, socialmente, tudo terminou ontem. Acabou-se o mundo.

Quem se importa se Cícero Lucena foi recentemente absolvido por unanimidade, depois de quase quinze anos de devido processo legal? A imprensa noticiou, claro. Mas quem compartilhou nas redes sociais? Quem conversou no jantar de família? Quem debateu filosoficamente na mesa de bar? Quem fez piada disso? Enfim, quem se importa com isso?

Socialmente, e com a liderança do Mago dos Palanques, e com o apoio dos seus amigos, e com a eufórica convicção do povo, ele já fora condenado lá atrás, por mim e provavelmente por você… Socialmente, sofreu todas as consequências, inclusive eleitorais. Nunca mais foi o mesmo. Ridicularizado, odiado, verdadeiramente condenado, ainda que juridicamente absolvido, porque isso é apenas um detalhe na nossa sociedade…

Ontem, o Mago e seus amigos foram condenados com trânsito em julgado. Fizeram piada deles. Viralizaram nas redes sociais. Foram conversa do jantar em família, pauta na repartição, debate na mesa de bar, assunto no shake da Herbalife… Todos só se importavam com isso. Mas desta vez, é claro… Desta vez o Mago e seus amigos vão se lembrar muito bem da presunção legal de inocência, mas só que, também para eles, isso é apenas um detalhe… Sofrerão as consequências, inclusive eleitorais. Nunca mais serão os mesmos. Nem para mim, nem para você. Acabou-se o mundo.

Haverá um longo contraditório pela frente. E, depois de quase quinze anos de devido processo legal, ouviremos falar de um detalhe sem importância, porque ninguém se importa com isso…
Pouco se sabe sobre o “Juízo Final”. Mas, pelo que já se tem acesso, pelo que já foi noticiado pela imprensa, ao que parece, o buraco é fundo…

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Roberto D’Horn Moreira Monteiro de Franca Sobrinho

Roberto D’Horn toma posse pela segunda vez no TRE da Paraíba

wifi (1)

Passageiros terão wi-fi gratuita no Terminal do Valentina Figueiredo a partir de sábado

Caepep

Defensoria garante liberdade a paraibana encarcerada com filho recém-nascido

cidaramos1_resized (2)

PT marca data para decidir sobre situação de João Pessoa; Cida crê em candidatura própria

Cida Gonçalves, ministra das mulheres, e João Azevêdo

João recebe ministra Cida Gonçalves e discute ampliação de políticas públicas em defesa da mulher na PB

Procon-JP fiscalização

Procon-JP notifica 19 postos após denúncias de aumento indevido no preço da gasolina

Relógios apreendidos na operação

Polícia prende em João Pessoa servidor do TJPE por suspeita de corrupção e lavagem de dinheiro

Jannyne Dantas

Justiça mantém prisão de Jannyne Dantas, ex-diretora do Hospital Padre Zé

Gaeco operação curandeiros II

Gaeco deflagra operação contra fraude para libertar presos de forma irregular

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira