Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

O Batismo e a Salvação

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Batismo é o fundamento de toda a vida cristã, a porta da vida no Espírito e a porta que abre o acesso aos demais sacramentos. Pelo Batismo somos libertados do pecado e regenerados como filhos de Deus, tornamo-nos membros de Cristo, somos incorporados à Igreja e feitos participantes de Sua missão (cf. CIC,§ 1213).

Como bem nos ensina o Catecismo, o Batismo é fundamental para a vida do cristão, pois a partir dele abre-se uma porta para viver sob o governo e a ação do Espírito Santo, e a partir dele há uma libertação do julgo do pecado, bem como uma regeneração da condição primeira que é a filiação divina, já não se é mera criatura, mas pelo poder do sacramento, se torna filho de Deus.

Nosso Senhor condiciona o batismo como necessidade à salvação, quando ressuscitado se manifesta aos onze apóstolos e determina: “Ide por todo o mundo, proclamai o Evangelho a toda criatura. Aquele que crer e for batizado será salvo;”, como registrado no fim do último capítulo do evangelho de São Marcos. Portanto, com base no que Jesus nos comunica o batismo é fundamento e necessidade à salvação do cristão.

Este sacramento tem o poder de nos incorporar à Igreja, que é Corpo Místico de Cristo neste mundo, e ainda de nos fazer comungar de toda a sua vida, através dos demais sacramentos, como a Eucaristia, centro da vida cristã, sacramento que atualiza em nossas vidas a paixão, morte e ressurreição de nosso Senhor.

São Paulo de modo muito claro ensina sobre isto quando na Carta aos Romanos afirma: “Portanto, pelo batismo nós fomos sepultados com ele na morte para que como Cristo foi ressuscitado dentre os mortos pela glória do Pai, assim também nós vivamos vida nova”, aqui contém o simbolismo eficaz do seu rito, pois o “banho” por imersão na água sepulta o pecador na morte de Cristo, de onde sai com Ele pela ressurreição, como nova criatura, homem novo, membro do único Corpo animado pelo único Espírito.

O Batismo é necessário a nossa salvação, portanto, porque no ato do batismo nos encontramos com e somos incorporados ao Corpo de Cristo, e como ensina o nosso Papa Emérito Bento XVI: “Se habitualmente a realidade suja, por meio do contato, contagia e mancha a realidade pura, aqui temos o contrário: em que o mundo, com toda sua injustiça e as crueldades que o mancham, entra em contato com o imensamente Puro, aí Ele, o Puro, revela-Se o mais forte.” Que o Bom Deus nos dê sempre a graça de viver com fidelidade diária o nosso batismo, e que sejamos portadores da Sua Salvação no meio do mundo tão amado por Ele!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

a68f1425-45ad-41cc-9701-b26bf541bd57

Hemocentro altera horário de atendimento em João Pessoa

02-diesel-s500-aditivado-onpetro_-1

Paraíba mantém redução de 50% do ICMS sobre diesel para empresas de ônibus

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis