Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Número de profissionais de saúde com coronavírus na PB cresce mais de 8 vezes em um mês

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em um mês, o número de profissionais de saúde infectados pelo novo coronavírus, na Paraíba, saltou de 27 para 217. Os dados do Boletim Epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde (SES) mostram que este número vem crescendo a cada semana, e no período entre 14 de abril e 12 de maio, os casos aumentaram mais de oito vezes. A quantidade de infectados no Estado, neste mesmo período, subiu de 136 para 2.156, o que representa um crescimento de mais de 15 vezes.

“Estamos em uma curva ascendente do número de pessoas acometidas pela Covid-19 em nosso estado. Os profissionais de saúde estão na linha de frente e precisam de estrutura adequada e equipamentos de segurança das unidades de saúde para atenderem bem os pacientes e não serem contaminados. Quanto mais médicos infectados, menos profissionais teremos para enfrentar essa batalha”, destaca o presidente do CRM-PB, Roberto Magliano. Ele foi um dos médicos infectados pela Covid-19 e está entre os mais de 600 paraibanos recuperados.

Desde o dia 30 de março, através de uma plataforma de denúncias online sobre as falhas na infraestrutura de trabalho, o CRM-PB já recebeu mais de 60 de queixas de médicos sobre problemas no processo de triagem, falta de Equipamentos Individuais de Proteção (EPIs), insumos, exames e medicamentos, material para higienização e recursos humanos. Até o momento, foram recebidas denúncias de unidades de saúde de João Pessoa, Santa Rita, Bonito de Santa Fé, Mamanguape, Campina Grande, São Bento, Pitimbu, Guarabira, Bayeux, Itaporanga e Patos.

Sobre os EPIs, os médicos de algumas unidades relataram falta de avental, máscara cirúrgica, máscara n95 ou equivalente, óculos ou protetor facial, luvas cirúrgicas, gorros, luvas, além da escassez de insumos, como medicamentos, kits de exames para Covid-19, acesso a exames de imagem, material para curativos e peças educativos, como cartazes e folders. Profissionais também informaram que há unidades sem abastecimento de álcool a 70% e emgel, papel toalha, sabonete líquido e desinfetante ou outro insumo recomendado.Sobre os recursos humanos, há denúncias de falta de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem, profissionais de limpeza e cozinha.

Médicos Contra o Coronavírus – Para verificar as denúncias e aumentar a segurança dos profissionais de saúde em seus locais de trabalho, o CRM-PB, através da campanha Médicos Contra o Coronavírus, tem visitado hospitais e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) no Estado para verificar a quantidade de EPIs, respiradores, leitos e profissionais de saúde, como está sendo feito o fluxo de pacientes e alertando aos médicos sobre a necessidade de notificação de todos os casos de síndrome respiratória, mesmo as leves e moderadas. Já foram visitadas unidades de saúde das cidades de João Pessoa, Bayeux, Santa Rita, Cajazeiras, Patos, Sousa, Pombal, Monteiro, Sumé, Serra Branca, Cuité, Picuí, Nova Floresta e Campina Grande.

Plataforma de denúncia – Os médicos do Estado podem ainda fazer denúncias através do canal criado pelo Conselho Federal de Medicina (CFM), pela internet, com este objetivo. Na plataforma (https://sistemas.cfm.org.br/fiscalizacaocovid/), podem ser informadas as falhas identificadas pelos médicos nos seus locais de trabalho.

Dados dos Boletins Epidemiológicos da SES

Boletim número 9, divulgado em 14 de abril
total infectados: 136
profissionais de saúde infectados: 27

Boletim número 10, divulgado em 28 de abril
total infectados: 633
profissionais de saúde infectados: 63

Boletim número 11, divulgado em 5 de maio
total infectados: 1.361
profissionais de saúde infectados: 160

Boletim número 12, divulgado em 12 de maio
total infectados: 2.156
profissionais de saúde infectados:217

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos