Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Núcleo de Cultura inscreve para oficina com equipe da Rádio Eixo de Brasília

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Prefeitura de Conde, por meio da Coordenação de Cultura em parceria com o Instituto Galarim, está com inscrições abertas para o Projeto Rádio Documentário da Cultura de Conde. A partir do projeto Rádio Eixo, serão difundidas no município, as manifestações culturais locais e a capacitação das comunidades para valorização das expressões artísticas da cidade e a produção de conteúdo de rádio web. A oficina será realizada no dia 7 de abril, é gratuita e as vagas são limitadas. As inscrições estão sendo realizadas no Centro de Criatividade Cultural Professor Iveraldo Lucena (Núcleo de Cultura), das 08h às 16h.

A oficina será conduzida por Paola Antony e Daniel Mijou, da Radio Eixo / Brasília e será realizada em etapas. As atividades incluem entrevistas com representantes da cultura popular de Conde, que será transformado em um documentário de rádio, que será veiculado na emissora Rádio Eixo e a oficina de rádio web para iniciantes, com o objetivo de estabelecer uma aproximação com a comunidade e uma troca de saberes, num projeto com conteúdo exclusivamente cultural e educativo, voltado para a transmissão de conhecimentos sobre o ofício do radialista.

Serão produzidos três programas a partir do material colhido, para tanto as pesquisas já iniciam no próximo dia 05 de abril (quinta-feira). Nas oficinas vão ser trabalhados juntos com os participantes, a construção e armazenamento de dados através da internet, apresentando conhecimentos que possibilitam o conhecimento do universo radiofônico, desde a concepção e produção dos programas até sua execução, divulgação e o arquivamentos das produções.

A assessora cultural Rejane Nóbrega, disse que “a população de Conde tem uma oportunidade de imersão na cultura do município, temos muita diversidade cultural e est projeto promovido pela equipe da Radio Eixo, vem num momento mais que especial, pois estamos realizando o trabalho do inventário cultural municipal, catalogando todos os agentes culturais da cidade e com essa capacitação, as pessoas que participarem da oficina, vão ter um contato direto com a cultura popular, além de participar na produção de um documentário e na criação de uma web rádio”, afirmou.

Durante a oficina, os participantes vão trabalhar desde a construção dos conteúdos até os trabalhos de dicção, oratória, linguagem, texto radiofônico, processo de seleção de pautas, captação de informações, entrevistas, reportagens, apresentação, elaboração de programas radiofônicos, efeitos sonoros, escolha de repertório musical e gravação, vinhetas, chamadas, edição técnica, utilização de softwares voltados para edição e montagem (sonoplastia).

Sobre os ministrantes

Daniel Mioju – historiador e radialista, Daniel Mioju é um dos idealizadores da Rádio eixo. Arte-educador, ensina capoeira há mais de 10 anos e já atendeu muita gente nos balcões da Companhia Energética de Brasília, do DETRAN e da Secretaria de Fazenda do DF. Trabalhou com bibliotecas e desde 2001 na educação pública e privada. Há 7 anos atua na produção, sonoplastia e locução da Rádio Cultura FM de Brasília.

Paola Antony – Idealizadora da Rádio Eixo é bacharel em Comunicação social, radialista por vocação e atualmente estudante de pós-graduação do curso História e Cultura no Brasil. Trabalhou como repórter fotográfica e como produtora da empresa ASA cinema e Vídeo em Brasília. Há 18 anos integra a equipe de jornalismo cultural da Rádio Cultura FM de Brasília. Atua também como programadora musical, apresentadora, locutora e entrevistadora.

A Rádio Eixo

uma emissora independente, de perfil educativo, com sede em Brasília – DF. Funciona exclusivamente na web e realiza sua transmissão por fluxo de dados (streaming), a partir do domínio www.radioeixo.com.br com alcance mundial. Apresenta 24 horas ininterruptas de programação, 80% desta de música brasileira. Sua grade semanal é dividida em programas produzidos por DJ’s e pesquisadores de diferentes formações que buscam difundir produções e manifestações musicais que estejam além da veiculação comercial. A emissora insere, a cada 20 minutos, notas com caráter educativo com conteúdo ligados à arte, meio ambiente e identidades culturais.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos