Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Núcleo da UFPB denuncia matança de animais no Conde; prefeitura nega

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Núcleo de Justiça Animal (NEJA) da UFPB protocolou hoje uma denúncia junto ao Ministério Público contra a prefeitura do Conde, no litoral sul da Paraíba. O documento aponta que estaria havendo uma matança de animais doentes por parte da gestão municipal. O presidente do Neja, Francisco Garcia, informou que a eutanásia seria praticada sem a prévia realização de exames ou tratamento para controle das zoonoses.

Numa audiência com a promotora Cassiana Mendes de Sá, os advogados Francisco Garcia e Taisa Mara Lima descreveram a situação como “alarmante”.

Diante do exposto, a promotora deu um prazo de 48 horas para que a prefeitura de Conde apresente informações sobre o modo pelo qual vem sendo feito o controle e o tratamento dos animais de rua e daqueles que se encontram sob guarda de protetores, se o município vem providenciando o tratamento adequado aos animais doentes em situação de rua e se eles são acompanhados por um veterinário.

Além disso, a promotora solicitou que as secretarias municipais de Meio Ambiente, Saúde e Vigilância Sanitária evitem promover eutanásia de animais doentes.

Outro lado – A prefeitura do Conde emitiu uma nota na qual afirma que as denúncias são “inverdades” e que tais fatos não procedem.

“A Secretaria de Meio Ambiente esclarece que houve um procedimento isolado, realizado em um cachorro, mas para chegar a tal processo, foi feita toda a consulta ambulatorial pelo Médico Veterinário efetivo da Prefeitura de Conde.

Em todo o momento, a Prefeitura reforça que está sempre à disposição para prestar qualquer esclarecimento a todos os órgãos e autoridades competentes e não deixando a popoulação condense sem as devidas informações.

Reiteramos que o município já recebeu a notificação da Promotoria de Justiça e tudo será devidamnte informado, prezando pela transparência, compromisso e repeito com a verdade”.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

ambevviamao (1)

Ambev para a produção de cerveja para envasar água potável para o Rio Grande do Sul

cidaramos1

Cida Ramos presta solidariedade a Cláudia Carvalho contra ataque de deputado

danniloalpb

Jornalista Danilo Alves recebe título de cidadania paraibana

sebraepb1 (1)

NEon: Sebrae lança maior evento de empreendedorismo e inovação na Paraíba

joaobsb1 (1)

João Azevêdo solicita investimentos em segurança hídrica em reunião no Ministério da Integração

alpb0705 (1)

ALPB aprova projeto que reconhece portadores de fibromialgia como PCDs

agentedengue (1)

João Pessoa reduz número de casos notificados de arboviroses

uniesp (1)

Uniesp é ponto de coleta de doações para vítimas de enchentes no Rio Grande do Sul

todomundiodeia

Imagineland anuncia mais um ator da série ‘Todo Mundo Odeia o Chris’

Explosivos apreendidos em Princesa Isabel

PM aborda caminhonete e apreende explosivos na cidade de Princesa Isabel