Novos atos contra Bolsonaro devem ocorrer em mais de 300 cidades; veja lista da Paraíba

Após as manifestações do dia 29 de maio, novos protestos contra o presidente Jair Bolsonaro estão marcados para acontecer neste sábado (19), em todas as regiões do Brasil, em pelo menos 319 cidades, incluindo municípios paraibanos. Também estão previstos atos no exterior, em locais como Inglaterra, Itália e Portugal. O Movimento Sem Terra (MST), a Frente Brasil Popular, a Federação Única dos Petroleiros (FUP) e outras centrais sindicais são alguns dos grupos que participam dos atos.

As manifestações ocorrem na semana em que o Brasil se aproxima dos 500 mil mortos pela covid-19. Para evitar a propagação do vírus, organizadores fazem campanhas para que manifestantes mantenham distanciamento social, utilizem máscaras PFF2 e álcool em gel durante todo o protesto. No movimento do último dia 29, aglomerações foram observadas nas principais capitais, ainda que a maioria dos manifestantes utilizassem equipamentos de proteção sanitária.

As principais pautas das manifestações continuam sendo o impeachment do presidente Bolsonaro, a exigência de celeridade no processo de vacinação e a volta do auxílio emergencial de R$ 600. A campanha pelo “Fora Bolsonaro” é composta há mais de um ano pela Frente Brasil Popular, a Frente Povo Sem Medo, as centrais sindicais, a Coalizão Negra por Direitos, a União Nacional dos Estudantes (UNE), a União Brasileira dos Estudantes Secundaristas (UBES), o Fórum Nacional de ONGs e outras diversas organizações e partidos de esquerda.

Entre os diversos líderes e partidos políticos que irão aos próximos protestos pelo impeachment de Bolsonaro estão o Psol, o PT, o PCB, a UP, o PSTU e o PCdoB. A executiva nacional do PDT ainda não manifestou apoio oficial, mas o presidente da sigla em São Paulo, Antonio Neto, divulgou uma nota para anunciar que o diretório paulista apoia as manifestações. Apesar do PT apoiar os atos, o ex-presidente Lula ainda não decidiu se marcará presença.

Na Paraíba os atos estão previstos para as seguintes cidades:

– João Pessoa – Caminhada e carreata Lyceu Paraibano, rumo ao ponto de Cem Réis | 9h

– Campina Grande – Praça da Bandeira | 9h

– Cajazeiras – Praça das Oiticicas | 9h

– Monteiro – Carreata saindo do Portal | 9h

– Patos – Em frente aos Correios | 8h30

 

ParlamentoPB com Congreso e Foco

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.