Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

No dia de Tiradentes, deputado diz que prisão de Lula é injusta

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

“Neste Dia 21 de Abril, quando reverenciamos a memória de Joaquim José da Silva Xavier, o Tiradentes, o brasileiro que lutou pela independência de Minas Gerais do domínio dos portugueses, no movimento denominado Inconfidência Mineira, é salutar fazer uma analogia com a vida, a trajetória e o atual momento do maior líder político brasileiro da atualidade, Luiz Inácio Lula da Silva que preso, injustamente, tem sua liberdade tolhida. Penso que o enforcamento de Tiradentes e a prisão de Lula têm causas muito semelhantes”, afirmou o deputado estadual Jeová Campos.

O parlamentar lembra que Tiradentes é considerado um mártir e herói do povo mineiro, por ter sido um grande líder e ter lutado por seu povo e seus ideais. “Tiradentes era o mais humilde de todos os membros do movimento, foi o que assumiu maiores responsabilidades e o único que foi enforcado. Lula, é o mais humilde dos ex-presidentes do país, era um operário, nordestino, pobre, que a exemplo de Tiradentes lutou pelo seu povo e sonhou com uma pátria mais igualitária, com menos pobreza, melhor distribuição de renda, educação e saúde”, destaca Jeová.

Não à toa, segundo o deputado, tanto Tiradentes, quanto Lula, lutaram, em épocas e de formas distintas, pelo ideal de liberdade, de fraternidade e igualdade entre as pessoas. “Tiradentes foi enforcado, mas seu sonho de ver o povo livre se perpetuou ao longo da história e permanece vivo até hoje. Lula, o indivíduo, está encarcerado, preso a uma cela de concreto, mas seus sonhos, ideais e lutas estão ganhando força, extrapolando os limites impostos por uma Justiça que não respeita leis e se expandindo além muros de Curitiba, ganhando o mundo e se agigantando a cada dia”, destaca Jeová.

O parlamentar aproveitou para criticar a decisão da magistrada que proibiu o teólogo Leonardo Boff e o ganhador do Prêmio Nobel da Paz, Adolfo Pérez Esquivel, de visitarem Lula na prisão. “Primeiro foi a proibição para os governadores, agora para esses dois símbolos de cidadania e fraternidade. Ai e pergunto: que mal tão grande essas visitas de solidariedade causariam? Como se pode ser tão desumano assim?”, questiona Jeová, dizendo que a palavra de ordem, nos quatro cantos do país e do mundo, deve ser: Lula livre!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

claudiacasa (1)

Sindicato, Amidi e API repudiam ataque de Wallber a Cláudia Carvalho

rio agua FOTO Pixabay

Açude sofre rompimento em Bananeiras e Prefeitura abre acessos para moradores de comunidades

pista estrada FOTO Pixabay - Copia

Professora morre em acidente de moto na BR-412, em Serra Branca

ambulancia FOTO Pixabay

Carro capota na BR-230, em Santa Rita, e mulher é socorrida ao Hospital de Trauma

google FOTO Pixabay

MPF e DPU acionam Google por disseminação de discurso de ódio

policia federal viatura pf Foto Arquivo-Tomaz Silva-Agência Brasil

Bandidos explodem agência do Banco do Brasil em Pilar

neli santiago

Morre aos 92 anos Neli Santiago, da família fundadora das faculdades Facene e Famene

computador estudos FOTO Pixabay

Governo adia Concurso Unificado por causa de chuvas no Rio Grande do Sul

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

Operação Provérbios desarticula grupo envolvido em tortura e roubo no Sertão da PB

wallberviolencia

Deputado “paga” à esposa por “vale night”; entenda porque isso estimula violência