Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Natação: Viviane Jungblut retorna ao Brasil após treinos na Europa

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A nadadora gaúcha Viviane Jungblut retorna ao Brasil neste domingo (30) após três semanas de atividades na Europa, como parte do programa Missão Europa, no qual o Comitê Olímpico do Brasil (COB) levou atletas para realizar treinos no Velho Continente.

Neste período ela teve a oportunidade de treinar com outros atletas, o que considerou muito positivo: “Estar em contato com a seleção foi bem positivo. Fizemos alguns trabalhos com todo o grupo. Foi bom. Mas o principal foi a chance de voltar a competir. Fazia seis meses que não sentia esse clima”, diz a nadadora do Grêmio Náutico União.

Viviane foi um dos destaques da equipe verde e amarela no Open de Loulé (Portugal), disputado entre os dias 14 e 16 de agosto. O principal resultado dela veio na prova dos 1.500 metros livre. Fechou a prova com o tempo de 16min27s31, quase cinco segundos abaixo do índice olímpico (16min32s04). “O resultado foi bem legal. Durante a quarentena, fiquei muito tempo fora da água. Voltar dessa forma foi um motivo a ser comemorado. Estar nadando com outras meninas de um nível bom também foi algo bem positivo. Isso me ajudou bastante”.

Se fosse um torneio oficial, esse tempo daria à brasileira a vaga para os Jogos de Tóquio. Porém, a seletiva olímpica nacional acontece em abril de 2021 no Parque Aquático Maria Lenk, no Rio de Janeiro. “O grande objetivo é repetir ou até melhorar essa marca no ano que vem, mas foi um passo a mais. Sem dúvida, foi minha segunda melhor marca”, comemorou.

O melhor tempo da nadadora nos 1.500 metros é 16min22s48, obtido em 2017 durante a Universíade (Jogos Mundiais Universitários) de Taipei (Taiwan). “Antes, estava focando na prova dos 10 km. Mas agora meu objetivo é total nos 1.500 metros. Estou trabalhando com meu técnico, Christiano Klaser, para melhorar a técnica e o fundamento da virada. O negócio é ganhar um pouco a cada virada e segurar o ritmo durante a prova”, diz Viviane.

Única melhor do grupo

Viviane foi a única mulher a fazer parte da seleção brasileira de natação durante a Missão Europa. É importante lembrar que Etiene Medeiros foi convidada, mas abriu mão por ser do grupo de risco da covid-19, pois tem asma.

Para a gaúcha, o principal foco das nadadoras deve ser sempre o resultado: “Essa união das mulheres é muito positiva. Vejo que o principal objetivo das mulheres atletas deve ser sempre conseguir o índice e estar na Olimpíada”. No entanto, ela pede mais cuidado com a base: “Sei que a natação feminina, infelizmente, não vive um bom momento. No ano passado, no Mundial, só a Etiene e eu participamos. Acredito que uma atenção maior, um trabalho mais estruturado focando a base, seja extremamente necessário. Justamente de gente disposta a se envolver nesse processo desde cedo”, encerrou.

 

 

 

 

Por Agência Brasil

Foto: Sátiro Sodré/SSPress/CBDA

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Após agressão, Ulisses Barbosa é internado e precisa de doação de sangue

Anteriores

Karla Pimentel, Conde

Aprovados em concurso do Conde farão protesto porque prefeita se recusa a homologar resultado

1715353690663e385a6ee68_1715353690_3x2_lg

Cavalo Caramelo tem quadro estável após resgate e recebe tratamento para desidratação

irpf

Faculdade promove mutirão gratuito do Imposto de Renda no Shopping Tambiá neste sábado

idosaaereo (1)

Coração Paraibano: Idosa sofre infarto em Bananeiras e é transferida pelo transporte aéreo para o Hospital Metropolitano

crmv1 (1)

CRMV-PB aprova programa de controle populacional de animais em Monteiro e Vista Serrana

joaoplaca

João Azevêdo entrega escolas e anuncia novos investimentos em Cachoeira dos Índios e Bom Jesus

praia-de-cabo-branco-683x388

Operação flagra Bar do Cuscuz e outros estabelecimentos jogando esgoto na orla

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom apresenta Israel Sete Cordas neste final de semana

Estágio no MPF

MPF divulga resultado da prova objetiva para estágio em Direito; confira

Paraibano mata ex-namorada no Ceará

Paraibano é julgado no Ceará por matar técnica de enfermagem