Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

“NÃO APRESSE O RIO”

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Em alguns momentos temos a impressão que Deus está muito distante de nós, como se estivesse meio indiferente as nossas necessidades, sem pressa alguma em nos atender. Surge então, a partir daí, uma tensão entre a nossa pressa e a aparente demora de Deus. O resultado, não raro, é a sensação de abandono, de agonia, e de impotência total.

Há três reflexões que precisamos fazer nessas ocasiões. Primeira: Deus não tem pressa! O agir de Deus como Senhor do tempo, da vida e da história, é na exata medida de sua precisão. Ele é perfeito em tudo que faz. A pressa é própria do homem. Nossas neuroses não combinam com a paciência de Deus, e ainda mais, é sempre bom lembrar que a nossa pressa não altera a ordem natural das coisas. O fluxo da vida é como o leito de um rio que corre sozinho, sem que ninguém precise apressá-lo.

Em segundo lugar, a aparente demora de Deus deve ser entendida por nós como tempo pedagógico. Enquanto esperamos, Ele nos está ensinando algo. Muitas vezes, é na expectativa da espera que encontramos tempo para um mergulho em nossa interioridade, mudamos nossas percepções, refletimos sobre nossos valores, sentimentos e prioridades. Esperar é sempre uma forma de se aprender. Quando esperamos por Deus, estamos aprendendo com Ele.

Uma terceira reflexão que podemos fazer no espaço de tempo entre a procura e a resposta, é que na vida nada melhor que um dia atrás do outro. O tempo sempre nos traz à luz aquilo que não conseguimos enxergar hoje, porque a pressa encobre nossa visão. Por isso, a paciência produz a experiência, e a experiência nos conduz a esperança. Quem quiser colher frutos no futuro precisa aprender a plantar a esperança e a paciência no tempo presente. Logo, para que apressar o rio se ele corre sozinho.

A cultura do imediato, das respostas prontas, da comida rápida e das demais neuroses que a sociedade moderna nos impõe, acabam roubando de nós uma das virtudes indispensáveis para quem quer viver uma vida melhor e colher frutos de uma manhã salutar: a paciência.

A vida é bem mais do que apertar botões e esperar respostas. Ela é um aprendizado forjado no cotidiano. Construção contínua, que exige repensar valores, vivenciar novos sentimentos, aprender novas lições e vislumbrar caminhos novos. A vida é pedagogia pura.

Não apresse o rio! Deixe que cada dia se esgote em si mesmo, com suas tensões,. suas mazelas e seus desafios. Jamais esqueça: Deus estar no controle do tempo, da vida e da história. Não apresse o rio!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

janaynanunes

Presidente da Comissão de Soridade da OAB reprova declaração de Galdino

anderson-leonardo_widelg-620x450

Anderson Leonardo, cantor do Molejo, morre de câncer aos 51 anos

heronamidi (1)

Amidi pede ao Sebrae-PB 1ª pesquisa de mercado da mídia digital paraibana

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada