Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

‘Mussum – O filmis’ acena para a reconquista do público do cinema brasileiro

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Por Bertrand Lira

Exibido nessa quinta-feira para uma imensa plateia que lotou o Palácio dos Festivais na Mostra Competitiva de Longas-metragens do 51º Festival de Cinema de Gramado, ‘Mussum – O filmis’, (2023, RJ, 116min) do diretor Sílvio Guindane, comoveu o público e foi ovacionado ao final de sua projeção, no entanto, a reação dos presentes já dava sinais, desde as primeiras cenas, da empatia do público com o protagonista Mussum, Antônio Carlos Bernardes Gomes, sua vida e carreira artística na música, televisão e cinema.

O cinema brasileiro já gozou de grande prestígio junto ao seu público no período entre 1940 e 1960 devido, sobretudo, às ótimas produções dos estúdios da Atlântida com suas hilárias chanchadas (as minhas melhores lembranças infância) reprisadas à exaustão nas telas de cinema do país e concorrendo fortemente com o cinema hollywoodiano. Parodiando o cinema hegemônico estadunidense com filmes, por exemplo como ‘Matar ou Correr’ (1954) e ‘Nem Sansão, nem Dalila’ (1955), ambos dirigidos por Carlos Manga, as chanchadas conectaram o cinema brasileiro com seu público de uma forma jamais vista.

As chanchadas, uma adaptação do teatro burlesco para o cinema entre os anos de 1929 e 1960, terminou se tornando um gênero muito popular no Brasil, misturando um humor “ingênuo” (na realidade transmitia forte crítica social e política driblando a censura no Estado Novo) com números musicais com o samba como carro-chefe, se consolidou como um gênero tipicamente brasileiro. Esse período não é tão rígido assim, mas a chanchada enquanto gênero ganha força com o surgimento da Companhia Cinematográfica Atlântida, em 1941, no Rio de Janeiro.

‘Mussum – O filmis’ baseado na biografia de Juliano Barreto ‘Mussum forévis: samba, mé e Trapalhões’, com roteiro de Paulo Cursino, reúne todos os ingredientes para uma narrativa de forte apelo popular: um personagem cativante e já familiar do grande público, um objetivo a atingir (viver de samba e dar um vida melhor à sua mãe Malvina), o que vai gerar os primeiros conflitos da narrativa, seguidos de outros no desenrolar da história. No entanto, o destino envolve o nosso herói numa teia de surpresas. De músico de sucesso no grupo Originais do Samba, com carreira consolidada, vira humorista e é sugado para a televisão e o cinema pelas mãos do genial Grande Otelo que lhe dá o apelido engraçado com o qual foi eternizado no grupo Os Trapalhões, quarteto formado por Renato Aragão, Zacarias e Dedé Santana.

O filme de Guindane nos envolve com um melodrama cativante, com interpretação genial de Ailton Graça como Mussum, Cacau Protásio no seu primeiro papel dramático como a mãe Malvina do protagonista na sua fase jovem, e Neusa Amaral na velhice. Com um elenco predominante de atrizes e atores pretos, o filme faz jus à luta de Mussum pela afirmação, direitos e dignidade da população negra do país expressa sua última fala no filme, quase em forma de manifesto, aplaudido em tela aberta em Gramado. Uma esperança para a reconquista do público brasileiro ao nosso cinema, num momento crucial de luta frente à regulação do mercado com, entre outras políticas, a imprescindível cota de tela.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

agassizalmeida

Morre em João Pessoa ex-deputado constituinte e jurista Agassiz Almeida

Gabinete de guerra de Israel se reúne FOTO Ariel Hermoni_Ministério da Defesa de Israel

Gabinete de guerra de Israel se reúne para discutir reféns em Gaza

pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB oferta 407 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

sergio queiroz partido novo 2024

Sérgio Queiroz anuncia, nesta segunda, decisão sobre pré-candidatura nas Eleições 2024

bolsonaro ato rio de janeiro 210424 FOTO fernando frazao agencia brasil

Bolsonaro e aliados fazem ato político no Rio de Janeiro

Polícia interrompe briga de facções em Santa Rita e prende suspeitos com armas

Polícia interrompe briga de facções em Santa Rita e prende suspeitos com armas

dioxido de cloro

Senacon notifica sites de e-commerce por venda de dióxido de cloro

caapora pb

Aposta de Caaporã leva prêmio de R$ 40,5 mil na Mega-Sena

laboratorio exame medicina FOTO Pixabay_

Brasil confirma caso autóctone de cólera em Salvador

chuva agua FOTO Pixabay

Paraíba tem alertas de chuvas intensas até a segunda-feira