Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Música com critérios e princípios

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

Estamos em quarentena! O isolamento social mexeu com a dinâmica de muitas empresas, dentre as quais as escolas de Música, que precisaram se reinventar. Mas criatividade e determinação não estão em falta neste mercado.

Dizem que João Pessoa é uma cidade com poucos atrativos culturais, em que pese a comparação com outras capitais, a exemplo de Recife e Natal. Pode até ser verdade, mas não é este o mérito de minha abordagem hoje. Se tem uma coisa em que João Pessoa é rica, é em material humano no que diz respeito à educação musical.

O curso de licenciatura em música da Universidade Federal da Paraíba (UFPB) pra citar só este, põe no mercado frequentemente excelentes professores de música, dos mais variados instrumentos e habilitações. São muitos os profissionais disponíveis na capital paraibana para dar aulas de canto, violão, ukulele, piano, teclado, sanfona, cordas, sopros, percussão e afins.

Uma escola que manteve seu nome no mercado da educação musical em 2019 foi a EMOJ, da qual muito satisfatoriamente faço parte. Mas reconheço que esta não é a única gabaritada em seu ofício, justamente pelo critério de selecionar professores egressos da licenciatura em Música. Muitas outras escolas em João Pessoa são tão boas quanto, e merecem a deferência.

Algumas são mais conhecidas, como a Escola de Música Anthenor Navarro, Escola de Música Juliana Mendonça ou a SPACC Escola de Música. Outras, ainda dando seus primeiros passos, mas bem conceituadas, de acordo com os relatos de alunos e professores que as integram, são a Escola de Música Opus9 e o Espaço de Desenvolvimento Musical da professora Publi Martiliano. Certamente, existem muitas outras disputando a preferência do alunado, mas sobre estas que citei, posso afirmar: todas têm total compromisso com o corpo docente, escolhendo para sua equipe pedagógica professores com habilidades e competências aferidos por, no mínimo, um curso de graduação em Música.

E por que isso é relevante? Um professor de música, por excelência, além da habilidade musical em cantar/tocar, precisa conhecer minimamente teoria musical, rítmica, percepção, harmonia, conhecimentos que são adquiridos nos cursos de música, bem como as disciplinas pedagógicas (como Didática) e metodológicas do ensino da música e do instrumento/canto. Não se trata de adentrar nessa profissão pelo simples virtuosismo de conhecer um instrumento e, por isso, se achar capaz de preparar músicos, uma responsabilidade enorme se considerarmos as particularidades da saúde vocal/corporal de um cantor, que um professor de canto/instrumento precisa conhecer.

A você que quer fazer aulas de canto ou instrumento musical, pesquise, em sua cidade, cada escola, os valores que praticam, a estrutura que oferecem, os diferenciais e, principalmente, a formação de quem vai trabalhar no desenvolvimento musical seu ou do seu filho. As opções são inúmeras. Vale a pena!

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Polícia civil, viaturas, central

Operação da PC prende ‘contadora’ do tráfico em João Pessoa e cumpre mandados de busca no sertão

Aimee Garcia, atriz de Dexter

Aimee Garcia, de ‘Lúcifer’ e ‘Dexter’, é confirmada para a edição 2024 do Imagineland

terezinhaemonica (1)

Eleições na UFPB acontecem nesta quinta; 46 mil estão aptos para votar

PM, viatura passando

Criminosos sequestram motorista de aplicativo, trocam tiros com a PM e dois são baleados

Dinheiro 21

INSS começa a pagar nesta quarta-feira décimo terceiro antecipado

PMJP e Hospital Padre Zé

Prefeitura de João Pessoa assina contrato com Hospital Padre Zé e amplia assistência

WhatsApp-Image-2020-07-28-at-14.52.06-1

Ministério Publico arquiva denúncia de crime ambiental contra Engenho Triunfo

pbesportetotal

Entidades do esporte de alto rendimento assinam contratos do Paraíba Esporte Total

foccotce (1)

TCE assume coordenação do Focco-PB e presidente destaca importância do fórum

pastedecarnecomacusar (1)

Deputados aprovam pastel de carne com açúcar como patrimônio imaterial da PB