Museu Eleitoral tem projeto finalizado e licitação deve sair em breve

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Museu Eleitoral – Memorial da Democracia já está com projeto concluído e prestes a ser licitado. A expectativa é de que, em quatro meses, o Tribunal Regional Eleitoral da Paraíba (TRE-PB) entregue à população o equipamento. As informações foram transmitidas durante reunião na sede da instituição, envolvendo a equipe técnica da Superintendência de Obras do Plano de Desenvolvimento do Estado (Suplan), a presidência do Tribunal e membros da comissão de notáveis de implantação do Museu.

De acordo com a arquiteta Cristina Evelise, o encontro foi para apresentar o Projeto Arquitetônico de Reforma do Casarão de Azulejos, imóvel tombado que abrigará o Museu. “A intervenção proposta, além de contemplar a exposição do acervo histórico de documentos, mobiliário de época e equipamentos (como a evolução das urnas de votação eleitoral), prevê o desenvolvimento de um projeto luminotécnico específico e também inclui a adequação do prédio às normas técnicas de acessibilidade e à legislação do Corpo de Bombeiros”.

Para o presidente do TRE-PB, Oswaldo Trigueiro do Valle Filho, foi muito importante visualizar o Museu através de todos os detalhes do projeto. “Pudemos ver como, de fato, o Museu vai ficar: o acesso, a acessibilida

de, o elevador, a disposição de onde serão expostos os artefatos da história do TRE da Paraíba. Foi uma versão final e agora segue para a abertura da licitação. Acho que, em quatro meses, após iniciadas as obras, teremos inaugurado o Museu”.

O desembargador Marcos Cavalcanti, que preside a comissão de notáveis de implantação do projeto, classificou a reunião como bastante produtiva. “Houve uma boa explanação do projeto arquitetônico por arquitetos e engenheiros, para execução em breve. Minha impressão foi muito positiva e achei o projeto muito moderno e inteligente”.

Também integrante da comissão, o procurador do Ministério Público junto ao Tribunal de Contas do Estado, Marcílio Franca, disse que o projeto arquitetônico apresentado equilibra o respeito ao tombamento histórico e a responsabilidade social de garantir acessibilidade ao patrimônio cultural. “A intervenção enfrenta, com maestria, um dos maiores desafios da arquitetura e do Direito do Patrimônio Cultural: harmonizar preservação e funcionalidade, respeitando o ‘princípio da legibilidade’, ou seja, distinguir o antigo do novo. Nesse sentido, me chamou especial atenção a torre em metal e vidro, que abrigará elevador e escada. O contraste intencional entre os materiais modernos e a estética histórica do palacete segue a diretriz internacional de que a intervenção deve ser reversível, distinguível e não imitativa”, detalhou.

A superintendente da Suplan, Simone Guimarães, confirmou que encaminhará a documentação da licitação na próxima semana e, após os trâmites, ela deve ser publicada nos dias seguintes. “O valor total da obra do Museu Eleitoral ainda está sendo fechado”.

Além de toda a equipe técnica da Suplan, também participaram da reunião o juiz Kéops Vasconcelos, diretor da Escola do Judiciário Eleitoral (EJE-PB); a diretora-geral do TRE-PB, Alexandra Cordeiro; o assessor da Presidência, Eduardo Rangel; e os arquitetos Umbelino Peregrino e Luciano Jordan.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Concursadas se acorrentam à prefeitura de Bayeux em protesto pela não convocação

Polícia localiza veículo usado em assaltos, prende foragida da Justiça e realiza flagrante em Campina Grande

Fernando Cunha Lima é condenado a 32 anos por estupro de vulnerável

Anteriores

brasilvisse

Copa do Mundo impulsiona expectativas de faturamento entre empreendedores paraibanos

brazmorrone

Delegado preso por associação ao tráfico pede prisão domiciliar humanitária

@FOTO_EDNALDO_ARAUJO_(83)98726_6840

TJPB aprova anteprojeto do novo PCCR dos servidores do Judiciário

elencopbb

Elenco de Cangaço Novo retorna à Roliúde Nordestina para Festa do Bode Rei

alpbprint

Comissão de Orçamento da ALPB aprova parecer preliminar da LDO 2027

tre-pb

TRE-PB reúne forças de segurança para planejamento integrado das eleições

lucasseds

Lucas Ribeiro apresenta resultados da Segurança e inicia Operação S. João após queda de 55% da violência letal em Campina

leopsb

Leo Bezerra questiona João sobre postura do PSB, que lhe faz oposição

TRESDONORDESTE

Programação do Arraiá Mangabeira segue nesta quinta com show gratuito de “Os 3 do Nordeste”

csm_policia_civil_paraiba_joao_pessoa_23_f2d6c68b06

Polícia Civil prende investigados por estupro de vulnerável praticado no Mercado Central de João Pessoa