Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Mulheres do PT realizam campanha pela garantia da dignidade menstrual

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A Secretaria Estadual de Mulheres do Partido dos Trabalhadores e Trabalhadoras, em parceria com Movimento de Moradia Mãos Dadas, realizou, neste sábado, 19, o Dia Nacional da Luta Pela Dignidade Menstrual, a campanha de solidariedade no enfrentamento à pobreza menstrual.

A atividade teve como objetivo a arrecadação de absorventes e itens de higiene para mulheres em situação de vulnerabilidade social, e compõe as ações do PT Solidário, que, durante toda pandemia, organizou campanhas de enfrentamento à fome e miséria. O ponto de coleta foi a sede do Movimento de Moradia Mãos Dadas, localizada no bairro de Jaguaribe, em João Pessoa.

A ação foi pública e envolveu os participantes dos Comitês de Luta Populares, dirigentes, lideranças do PT, movimentos sociais e compõe o mês de luta das mulheres.

Segundo dados da pesquisa “As brasileiras e a pobreza menstrual” (Instituto Locomotiva, 2022), no Brasil, atualmente 77% das mulheres em algum momento da vida já precisaram utilizar objetos alternativos ao absorvente menstrual. Isso reflete numa má higienização íntima, o que em muitas situações acarretará o surgimento de doenças uterinas, além do constrangimento social no seu cotidiano.

De acordo com Priscila Kelly, secretária estadual de mulheres do PT na paraíba, foi a partir de muita luta e resistência dos deputados e deputadas federais de esquerda que foi aprovado à nível nacional esse serviço de distribuição de absorventes efetivado como política pública.

“A ação do PT Solidário, organizada na Paraíba pela Secretaria Estadual de Mulheres do PT-PB em parceria com o Movimento de Moradia Mãos Dadas, foi para garantir o acesso de mulheres a absorventes e produtos de higiene íntimo, executar esse trabalho social e garantir esse dia de mobilização nacional”, pontuou Priscila.

A distribuição de absorventes e sabonetes contemplou mulheres de várias comunidades e bairros de João Pessoa, como Varadouro, Bola na Rede, Mandacaru, São José, Colinas do Sul, e, ao todo, foram alcançadas 50 famílias. A organização informou que a campanha continua durante toda a próxima semana, e que, no próximo sábado, 26, ocorrerá nova distribuição. “Estamos nessa luta em defesa da dignidade menstrual da mulheres”, finalizou Priscila Kelly.

Estiveram presentes na atividade Mariah Marques (integrante do Coletivo Estadual de Mulheres do PT da Paraíba), Lúcia Andréa (Coordenadora do Setorial de Moradia do PT e do Movimento de Moradia Mãos Dadas) e Lúcio Rodrigues (Comitê Popular de Luta de Cultura e Economia Solidária).

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Sala de Tribunal

Mulher acusada de jogar filho com deficiência intelectual em cisterna vai a Júri na 2ª feira

Criança tem perna errada operada

Ministério Público instaura procedimento para apurar “erro médico” contra criança em Campina

PF operação contra abuso sexual infantil 2

PF prende acusado de armazenar e compartilhar cenas de abuso sexual contra crianças e adolescentes

TSE sessão 25 de abril de 2024

Ex-secretário de Malta fez transporte irregular de eleitores, confirma TSE

cofeciromulo

Cofeci sugere a Arthur Lira lei que fomente o acesso à locação de imóveis

concurso

MPPB recomenda reabertura de inscrições do concurso de Juripiranga

Trauma de CG 2

Médicos erram e operam perna errada de criança no Trauma de Campina; equipe é afastada

Valdiney Gouveia, eleição

Valdiney Gouveia deseja “sorte e sabedoria” a Terezinha e Mônica

Energia, Consumo de energia

Em tempos de calorão, confira mitos e verdades para evitar desperdício de energia

Sabadinho bom, no centro

Sabadinho Bom deste final de semana vai ter choro e samba com ‘Os Mulatos’