Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

MP discute segurança nos estádios para Campeonato Paraibano 2019

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Núcleo de Defesa do Torcedor do Ministério Público da Paraíba realizou, na semana passada, uma reunião com todos os comandantes dos Comandos Regionais da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros Militar e das Unidades Militares da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros das cidades onde estão localizados os estádios que deverão ser utilizados nos jogos do Campeonato Paraibano de Futebol Profissional de 2019.

A reunião foi presidida pelo coordenador do Nudetor e da Comissão Permanente de Prevenção e Combate à Violência nos Estádios, procurador Valberto Lira, e os membros da comissão, tenente-coronel Ferreira, presidente da Comissão de Elaboração dos Laudos de Segurança no âmbito da Polícia Militar da Paraíba; capitão Igor, integrante da Diretoria de Atividades Técnicas do Corpo de Bombeiros Militar, e Corjesu Paiva, representante do Crea-PB.

Na reunião, foram discutidas as ações a serem implementadas nas áreas de segurança em 2019 e que encontram-se determinadas no Estatuto do Torcedor, no Guia de Procedimentos Operacionais para Segurança em Eventos de Futebol e no Marco de Segurança no Futebol – guia de recomendações para atuação das forças de segurança pública em praças desportivas.

De acordo com o procurador Valberto Lira, o guia de procedimentos foi elaborado por vários especialistas integrantes das Polícias Militares e dos Bombeiros Militares de todo o Brasil e homologado pelo Conselho Nacional dos Comandantes Gerais das Polícias Militares e Corpos de Bombeiros Militares do Brasil.

Já o Marco de Segurança no Futebol (guia de recomendações para atuação das forças de segurança pública em praças desportivas), também foi elaborado por especialistas das PMs, dos BMs e das PCs.

O procurador explicou que, entre as exigências aos clubes e à federação, estão o cumprimento do artigo 14 do estatuto do torcedor, que obriga os clubes a informar imediatamente após a decisão acerca da realização da partida, dentre outros, aos órgãos públicos de segurança, transporte e higiene, os dados necessários à segurança da partida, como o local; horário de abertura do estádio; capacidade de público do estádio; e expectativa de público,

Os clubes devem colocar à disposição do torcedor orientadores e serviço de atendimento para que aquele encaminhe suas reclamações no momento da partida, em local. Outra exigência é que a entidade responsável pela organização da competição disponibilize um médico e dois enfermeiros-padrão para cada dez mil torcedores presentes à partida; disponibilize uma ambulância para cada dez mil torcedores presentes à partida; e comunique previamente à autoridade de saúde a realização do evento.

“Essa exigência deve-se ao fato de que, em algumas situações, o número de ingressos vendidos é superior a 10 mil ingressos e só uma ambulância se encontra no estádio. No campeonato de 2019, por outro lado, será obrigatória a colocação de disciplinadores antes do acesso dos torcedores às bilheterias e das bilheterias às entradas, quando serão feitas as revistas pela PM, evitando-se, assim a enorme aglomeração de torcedores logo após a passagem pelas catracas. Outra decisão é que, em todos os estádios, quando for permitida a presença de torcida visitante ela sempre ocupará a denominada arquibancada sol”, concluiu.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

Corrida da fogueira em campina grande

Prefeitura de Campina Grande abre inscrições para Corrida da Fogueira

Técnicos do TRE-DF realizam a conferência e a lacração de urnas eletrônicas para o 1º turno das Eleições 2022.

MPPB e Procuradoria Regional Eleitoral discutem atuação de promotores nas eleições 2024

Violência contra mulheres, estupro

A cada 8 minutos, uma mulher é vítima de estupro no país

90101644-eef1-470c-865b-76d15822810a

Ministra das Mulheres participa de sessão um dia após “equívocos” do presidente da AL

joaobenedito (1)

TJ aprova criação de mais sete vagas de desembargador na PB

emersonpanta

TCE imputa débito de R$ 2 milhões a Emerson Panta por contratação de advogados

17113967826601d7aec1edd_1711396782_3x2_lg

Moraes diz que não há evidências de que Bolsonaro buscou asilo na Embaixada da Hungria

daniellabsb (2)

Daniella Ribeiro será relatora do PL que reformula o Perse para turismo e eventos

cejuuscararuna (1)

Núcleo de Solução de Conflitos do TJ inaugura Centro em Araruna nesta quinta-feira

amiditce (2)

Amidi e TCE discutem mecanismos de transparência na publicidade institucional