Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Morre o ator Orlando Drummond, o ‘Seu Peru’ da ‘Escolinha do Professor Raimundo’

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O ator, humorista e dublador Orlando Drummond, que ficou famoso pelo personagem “Seu Peru”, da “Escolinha do Professor Raimundo”, morreu no fim da tarde de hoje. Ele tinha 101 anos, estava internado desde maio na CTI do Hospital Quinta D’Or, na Zona Norte do Rio de Janeiro, com um quadro grave de infecção urinária. Casado com Glória Drummond desde 1951, ele deixa dois filhos, cinco netos e três bisnetos.

Com uma longa carreira no rádio e na TV, Drummond é conhecido principalmente pelo personagem Seu Peru, da “Escolinha do Professor Raimundo”. Sua voz está na memória afetiva dos brasileiros, que cresceram ouvindo sua dublagem de inúmeros personagens de séries e desenhos animados, como Popeye, Alf o ETeimoso, Gargamel, Pepe Legal, Vingador, Patolino e Frajola. E, claro, Scooby-Doo, com o qual quebrou recordes de longevidade.

— Fiz muita coisa e gostava de tudo — contou ele ao GLOBO, em uma entrevista de 2019. — Mas foi com o Scooby-Doo que eu entrei para o livro dos recordes, como o dublador que fez um personagem por mais tempo. Foram mais de 35 anos.

Ele também dublou clássicos da Sessão da Tarde, como “Indiana Jones e os Caçadores da Arca Perdida”, “Robocop” e os filmes da franquia “Rocky”.

Como ator, Drummond imortalizou o personagem Seu Peru, um dos mais populares da “Escolinha do Professor Raimundo”. Caracterizado com roupas e trejeitos extravagantes, além de um lenço na cabeça (ideia do próprio comediante), o personagem gay foi criado em 1952 para a versão radiofônica do programa. Logo os bordões “Tô porraqui com você” e “Te dou o maiorrrr apoio” viraram suas marcas registradas.

Uma experiência insólita vivida por Drummond dá a dimensão real do sucesso do personagem. Cercado por oito bandidos ao voltar para casa certa noite, o comediante foi reconhecido por um deles, que gritou: “É o Seu Peru!”. Mesmo tremendo, Drummond acabou fazendo um pocket show para os assaltantes, que o deixaram escapar.

— Como era um homossexual bastante afeminado, colocamos roupas justas. É um personagem que, até hoje, todo mundo me pede para fazer — diz Drummond.

Drummond começou a atuar como dublador no início dos anos 1940, graças a um empurrão do ator Paulo Gracindo, que reconheceu seu talento. Dez anos depois, estreou no cinema. Sua filmografia inclui longas dos Trapalhões (“Bonga, o vagabundo”, de 1969) e Ivan Cardoso (“Um lobisomem na Amazônia”, de 2005).

O comediante se aposentou em 2015, aos 96 anos (e 70 de carreira). Três de seus netos seguiram seus passos na dublagem. Quando completou 100 anos, ganhou uma biografia, “Orlando Drummond — Versão brasileira” (Gryphus), escrita por Vitor Orlando Gagliardo.

Em entrevista ao GLOBO, o humorista Marcelo Adnet comentou, ao saber da morte de Orlando Drummond:

— Tivemos o prazer imenso de recebe-lo na Escolinha do Professor Raimundo. Todo mundo tomou uma benção dele. Ele sempre esteve conosco e vai continuar. Ele foi amado e consagrado. Os personagens dele são eternos.

Homenagens

Nas redes sociais, famosos lamentaram a morte do ator.

O influencer Felipe Neto escreveu: “Vá em paz, Orlando Drummond, um dos maiores de todos os tempos. Muito obrigado por tudo!”

https://twitter.com/felipeneto/status/1420135985006923779?s=20

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Arthur Urso leva “esposas” para passear sem roupa íntima na orla de João Pessoa

Professores da UFPB desistem de candidatura e apoiam Terezinha e Mônica

Anteriores

meicartaz

MEI: prazo para entrega da declaração anual termina em maio

defensoriacampina (1)

Justiça determina nomeação de assistentes sociais em concurso de Campina Grande

Cabedelo-Forte-de-Santa-Catarina-Imagem-Daniell-Mendes-16

Iphan é condenado em ação do MPF e deve aumentar segurança na Fortaleza de Santa Catarina

rest week (1)

Paraíba Restaurant Week chega à reta final em 45 restaurantes de João Pessoa

Luciene Gomes, 1

TCE dá prazo para Luciene Gomes justificar contrato de R$ 19 milhões para melhoria da iluminação pública

Animais adoção em jp

Governo promove neste sábado, em Mangabeira, feira de educação, cuidados e adoção animal

Festas

MP recomenda medidas para eventos festivos em cinco municípios paraibanos

padre egidio ex diretor hospital padre ze

Padre Egídio tem alta hospitalar e passa a cumprir prisão domiciliar

Câmara municipal de Patos

Vereadores de Patos aprovam reajuste de 70% no próprio salário, que começa a valer em 2025

Cigarros eletrônicos

Anvisa decide hoje se mantém proibida a venda de cigarros eletrônicos