Monja Coen Roshi fará palestras em João Pessoa e Campina Grande em setembro

A Monja Coen Roshi estará em João Pessoa para uma palestra no Teatro Pedra do Reino no próximo domingo, 1º de setembro, às 20 horas. O público de Campina Grande terá a oportunidade de acompanhar a palestra no dia 4 de setembro às 20 horas no auditório do Garden Hotel. O tema abordado por ela será “Travessia Tranquila: a chegada da primavera e as seis perfeições.

Monja Coen Roshi é missionária oficial da tradição religiosa Zen Budista conhecida como Soto Shu, com sede no Japão, teve sua formação inicial em Los Angeles, na Califórnia e completou o mestrado no Mosteiro Feminino de Nagoya, Japão, onde residiu como noviça e monja oficial por 12 anos. Em 2017 completou 35 anos de vida monástica, e 22 anos de seu retorno ao Brasil como religiosa e representante oficial da Ordem Soto Shu. Atualmente, ela atua como professora e palestrante em todo Brasil, América do Sul, Japão e Suíça.

Na tradição Zen Budista, o dia da passagem de estação do inverno para a primavera oferece uma oportunidade importante tanto de prática quanto de reflexão. O equinócio de primavera é a data em que o dia tem a mesma duração que a noite. Nesta ocasião dizemos que o nosso mundo e a Terra Pura estão afastados pela menor distância, e que é mais fácil fazer a travessia da nossa margem para a outra.

A margem do ser humano é a do sofrimento, do não saber o que fazer com o sofrimento, onde está sempre lidando com a ganância, raiva e ignorância, os chamados três venenos, no Budismo. A Terra Pura está na outra margem, a da tranquilidade, apreciação da existência, sabedoria e compaixão.

Essas duas margens não são locais fixos, geográficos ou mitológicos. Vive-se esses mesmos locais internamente, todos os dias, ao longo da vida. A Terra Pura não fica do outra lado do Oceano Atlântico ou Pacífico; ela está ao alcance do ser humano aqui mesmo, onde se está, nesse exato momento. Basta que se atravesse e atravessar fica mais fácil nesta época do ano, em que o dia tem a mesma duração da noite.

Para que se atravesse de uma margem à outra é necessária uma embarcação forte, estável, que reforce a confiança, a disposição do ser. Este barco é construído com os 6 Paramitas, ou as 6 Perfeições; ações, atitudes perante a vida que levam de uma margem à outra. São as Perfeições que permitem uma travessia tranquila através desse oceano de sofrimento humano. São elas: 1 – Doação, generosidade 2 – Preceitos, Vida Ética 3 – Paciência, Tolerância 4 – Esforço Correto, Perseverança 5 – Zazen, Meditação 6 – Sabedoria, Compreensão Clara.

Na palestra, a Monja Coen Roshi vai falar sobre a chegada da Primavera, sobre atravessar de uma margem para outra e sobre as Perfeições que tornam a travessia possível e tranquila. Como podemos reconhecer que esta vida, esta margem é a margem da tranquilidade, da sabedoria e da compaixão.

Aos 71 anos de idade, Monja Coen Roshi é uma das líderes espirituais mais respeitadas e carismáticas do país. Os ingressos de suas palestras se esgotam com antecedência, e seus vídeos do Canal MOVA no YouTube têm milhares de visualizações.

Para adquirir os ingressos para a palestra da Monja Coen Roshi, basta acessar o site Ingresso Rápido.

Monja Coen Roshi fará palestras em João Pessoa e Campina Grande em setembro

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.