Monitorados pela Semob, ciclistas já utilizam ciclofaixa da Ruy Carneiro

A nova ciclofaixa da Av. Ruy Carneiro ainda está em fase de implantação, mas muitos ciclistas já utilizam o espaço demarcado para trafegar na via com mais segurança. Na manhã desta segunda-feira (9), agentes da Superintendência de Mobilidade Urbana de João Pessoa (Semob-JP) estiveram no local para disciplinar o fluxo na via e orientar motoristas e ciclistas sobre o novo equipamento.

“Nossas equipes estiveram no local pela manhã, no horário de pico pela ida da população ao trabalho, e identificaram que o fluxo de veículos ocorreu dentro da normalidade”, explicou o superintendente da Semob-JP, Wallace Massini. De acordo com ele, o mesmo trabalho será realizado no horário da volta pra casa, das 16h às 19h.

A implantação da ciclofaixa ainda está em fase de conclusão, mas os ciclistas que trafegam pela Ruy Carneiro já estão fazendo uso do espaço. “Eu passo por aqui todos os dias de bicicleta para ir e voltar do trabalho e gostei muito da faixa. Era muito necessário porque é o único jeito dos motoristas respeitarem a gente. Ficou bem melhor”, avaliou Romero Silva, de 53 anos.

Os agentes presentes no local ainda alertaram ciclistas que trafegavam fora da faixa sobre a importância de utilizar o espaço reservado. Já os condutores de veículos motorizados foram orientados sobre o respeito às demarcações. “Como a sinalização não está finalizada, não há ainda a fiscalização. No entanto já é o momento dos condutores se conscientizarem e respeitarem, principalmente porque muitos ciclistas trafegam no local”, explicou o Diretor de Operações, Sanderson Cesário.

A ciclofaixa – A Av. Ruy Carneiro está ganhando uma ciclofaixa bidirecional separada por canteiro. São 2,35 km de extensão, interligando a Av. Epitácio Pessoa e a Orla. Com a nova faixa, João Pessoa ultrapassou os 90 km de malha fixa para ciclistas. Destes, 45 km foram implantados pela atual gestão. “A implantação de ciclofaixas é uma política de gestão por entendermos a necessidade de construir um trânsito mais moderno e mais humano, levando segurança para os modais mais frágeis, como pedestres e ciclistas”, explicou o superintendente Wallace Massini.

Comentários

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.