Notícias de João Pessoa, paraíba, Brasil

Ministro da Educação inaugura Campus do IFPB na Paraíba nesta sexta-feira

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

O Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Paraíba (IFPB) entrega oficialmente à comunidade, com inauguração festiva, o prédio definitivo do Campus Itabaiana. A solenidade será nessa sexta-feira, 29 , a partir das 16h. O Ministro da Educação, Rossieli Soares da Silva, juntamente ao reitor do IFPB, Nicácio Lopes, e o diretor geral do Campus, Antonio Isac Luna de Lacerda, vão participar da cerimônia. O governador da Paraíba Ricardo Coutinho e o senador José Maranhão também são presenças confirmadas.

O Campus Itabaiana foi criado a partir do Plano de Expansão III da Educação Profissional. As atividades foram iniciadas em janeiro de 2015, em sede provisória, com cursos do Pronatec. Desde 2016, iniciaram os Cursos Técnicos Integrados ao Ensino Médio de Automação Industrial e Eletromecânica, ainda hoje ofertados.

A sede definitiva ocupa um terreno de oito hectares, às margens da rodovia PB-054. O Campus Itabaiana tem área total de 75.784,31 m², pouco mais de 7,5 hectares, com Bloco Administrativo, dois Blocos Acadêmicos, Guarita Principal, caixa d’água, reservatório inferior, subestação elétrica e dois estacionamentos, com capacidade para 179 automóveis e 75 motos.

A obra teve investimento de R$ 11.336.633,88. Atualmente, o Campus Itabaiana tem 16 técnico-administrativos, 15 docentes efetivos e três substitutos. São 210 estudantes. Além dos cursos presenciais, o IFPB em Itabaiana oferece turmas de EAD nos cursos técnicos subsequentes em Secretaria Escolar e Segurança no Trabalho.

Itabaiana tem mais de 24 mil habitantes e polariza mais de 10 municípios e é a quinta região geoeconômica do Estado, com destaque na Agropecuária. Está a 92,3 km da cidade de João Pessoa.

Para o Reitor Nicácio, “será um momento de alegria e celebração para o Instituto Federal da Paraíba e de visibilidade para a educação”. Esse é o primeiro campus construído inteiramente na gestão de Nicácio que vai iniciar seu segundo mandato à frente do IFPB.

A solenidade de inauguração terá início com a apresentação do poeta paraibano Jessier Quirino. Em seguida, haverá os discursos das autoridades, descerramento da placa e visita às instalações.

A construção da sede definitiva do Campus Itabaiana faz parte das cinco obras estruturantes do IFPB, juntamente com a construção dos campi de Esperança, Santa Rita, Itabaiana, Itaporanga e Catolé do Rocha, que fazem parte da Expansão III.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Exaustão, sobrecarga… por que não reconhecemos os nossos limites?

‘Festa da Adoção’ tenta aproximar crianças e adolescentes de pessoas aptas a adotar

Presidente do PT é acusado de cometer etarismo contra Luiz Couto

Anteriores

Escola 2

Ministério Público ajuíza ação para obrigar município de Conde a reformar escola

Chuvas em João Pessoa 3

Meteorologia prevê mais chuvas para João Pessoa e outros municípios nas próximas horas

Centro-Administrativo-pb-640x388

Repartições públicas estaduais terão ponto facultativo na quinta, dia de Corpus Christi

Chuvas e rede elétrica

Energisa alerta sobre riscos de choques elétricos em dias de chuva e dá dicas de segurança

Emerson Panta, prefeito de santa rita

MP dá dois dias para Emerson Panta suspender festa de São João estimada em R$ 10 milhões

Protesto na BR 101 2

Moradores protestam e fecham BR 101, na divisa da Paraíba com Pernambuco

Chuvas em frente a CBTU

Semob orienta população para evitar deslocamentos desnecessários hoje

pedroseggudo

Chuvas: Muro da Cagepa cai, apresentador tem carro alagado e capital vive caos

Câmara de Sumé

MPPB expede recomendação à Câmara de Sumé sobre cargos comissionados

pfforadacaixa

PF cumpre mandados contra ex-gerente suspeito de desviar dinheiro da Caixa na PB