Menina deixada em hospital por seis meses vai ficar com uma prima, decide Justiça

Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram

A menina de 5 anos que foi deixada por seis meses pela mãe no Hospital Arlinda Marques, em João Pessoa, vai ficar com uma prima, que mora na cidade de Caaporã. A decisão foi tomada no final da manhã desta terça-feira (13) durante audiência na Vara da Infância e Juventude da capital.

“Hoje ficou definido, juntamente com o Conselho Tutelar e uma parente da criança que ela vai receber a guarda da menina. É uma prima da criança, uma senhora casada, que tem filhos e mora em Caaporã. Esse pedido de guarda teve a anuência do Ministério Público, a promotora de Justiça emitiu um parecer no processo concordando com o pedido de guarda e com base nisso, e em estudos feitos pelo Conselho Tutelar, nós decidimos e encaminhamos um ofício para o Arlinda Marques para que entregue a criança para sua nova guardiã, que é essa prima”, informou o juiz Adhailton Lacet.

O juiz disse que o caso envolvendo a menina não termina aqui, pois haverá um acompanhamento que será feito tanto pelo Conselho Tutelar quanto pela equipe multidisciplinar da Vara da Infância e da Juventude, que também atende a comarca de Caaporã.

“Esse caso não termina aqui, termina a prestação jurisdicional com a guarda, mas o acompanhamento vai prosseguir para possibilitar uma convivência familiar sadia para a criança”, ressaltou o juiz Adhailton Lacet.

Em relação a mãe da criança, ele disse que a polícia judiciária vai apurar possíveis crimes praticados ou não por ela ou qualquer outra pessoa, como abandono de incapaz e violência física, entre outros.

A menina foi internada seis meses atrás no Hospital Arlinda Marques, em João Pessoa, com um quadro grave de meningite e tuberculose. Quando chegou à instituição, a garota estava acompanhada pela mãe, que deixou-a no local e não retornou. A paciente, moradora de Caaporã, recebeu alta ontem (12), mas só poderia sair quando a Justiça determinasse quem ficaria responsável por ela a partir de agora, o que foi definido hoje.

O diretor do hospital informou que um dos momentos mais críticos do tratamento foi quando a menina foi transferida da UTI para uma enfermaria, onde ela precisou ser assistida por terceiros porque nenhum familiar compareceu para ajudá-la. Nesse período, ela foi submetida a reabilitação para superar sequelas neurológicas.

Além do quadro de saúde grave e do abandono, o caso da menina chocou a Paraíba também por outro motivo. A criança pediu às enfermeiras por droga: “Maconha, maconha!”.

“A informação é que a mãe é usuária de drogas e ela soube que o companheiro tinha saído da prisão. Ele passou a noite aqui, mas não conseguiu entrar. A mãe foi embora e a criança está em estado crítico. Só chama pela mãe, pede drogas e se debate toda”, disse uma mãe que acompanhava o filho no Hospital e ajudou a garota com os cuidados de rotina: “Ela está se alimentando por sonda, a cabeça cheia de feridas e ninguém pode fazer nada porque para cortar os cabelos é preciso autorização dos pais”, contou a mulher em entrevista ao portal T5 à época da internação, em maio.

Tags

Leia tudo sobre o tema e siga

MAIS LIDAS

Nova pesquisa aponta Domiciano empatado na liderança pela prefeitura em Bayeux

Eleição em Bayeux: Pesquisa atesta que Domiciano ultrapassa Tacyana

PF deflagra operação contra lavagem de dinheiro e apreende joias e cavalo avaliado em R$ 600 mil

Anteriores

leilafonseca

Candidata a vereadora propõe implantar wifi e “food parks” em praças

jairdafarmacia

Ex-prefeito Jair da Farmácia é absolvido de acusação de crime eleitoral

poloipes

João Azevêdo formaliza instalação de novo complexo hoteleiro no Polo Turístico Cabo Branco

fogo incendio FOTO Pixabay

Incêndio de grandes proporções atinge Parque Nacional de Brasília

obra pedreiro construcao civil FOTO Pixabay

Sine-PB disponibiliza quase 800 vagas de emprego em 11 municípios paraibanos

por do sol ceu FOTO Pixabay

Paraíba tem alerta de baixa umidade de até 20% renovado neste domingo

loja roupas shopping FOTO Pixabay

Dia do Comerciário altera funcionamento de serviços em João Pessoa; saiba como funcionarão

chuva agua FOTO Pixabay__

Chuvas torrenciais causam inundações e mortes na Europa Central

sol por do sol FOTO paulo pinto agencia brasil

Radiação ultravioleta atingirá risco extremo quinta-feira em São Paulo

ministro andre mendonça FOTO carlos moura STF

Ministro do STF pede manifestação da PGR sobre caso Silvio Almeida